Com a chegada de Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1 neste ano, muitos fãs estão aproveitando para rever os filmes anteriores da franquia, e muitos novos fãs estão assistindo aos filmes pela primeira vez.
Por isso, preparamos uma lista com as cenas mais ousadas da franquia, conhecida por sua ação desafiadora levada ao limite.
O confronto no trem de alta velocidade – Missão: Impossível (1996)
Comparado com o que a franquia se tornou posteriormente, os fãs podem se surpreender com a falta de grandes acrobacias e cenas perigosas no primeiro filme de Missão: Impossível. No entanto, a batalha climática no topo de um trem em alta velocidade é uma conclusão emocionante para o filme.
Enquanto o vilão tenta escapar de helicóptero, Ethan Hunt (Tom Cruise) sobe em cima do trem e vai atrás dele. Isso já seria perigoso por si só, entretanto o helicóptero fica preso ao trem, que se dirige a um túnel estreito.
É claro que a franquia aumentou muito em termos de cenas desafiadoras com o passar do tempo, mas é inegável que este é um final realmente bombástico.
A luta no estacionamento móvel – Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (2011)
A franquia Missão: Impossível se esforça mais a cada filme para tornar cada situação o mais perigosa possível para Hunt. No quarto filme, o personagem de Tom Cruise persegue o vilão em uma garagem com elevadores automatizados.
Enquanto os dois homens se enfrentam numa luta brutal, as plataformas móveis do estacionamento sobem e descem, jogando vários carros em cima dos personagens, e se transformando num caótico e perigoso labirinto móvel.
Sequência de perseguição de motocicleta – Missão: Impossível 2 (2000)
O lendário diretor de ação John Woo entrou em cena para dirigir a primeira sequência da franquia, iniciando a mudança de tom de um thriller de espionagem para uma das maiores franquias de ação da história do cinema. Com muitas cenas impressionantes em Missão: Impossível 2, a perseguição de motocicleta se destaca como a mais emblemática.
Hunt foge dos vilões em uma motocicleta enquanto eles o perseguem com carros. As acrobacias são feitas pelo próprio Tom Cruise, o que ao longo dos anos se tornou uma marca registrada da franquia (e do ator), o que torna a cena ainda mais impactante. A cena em que Hunt pilota através de uma parede de fogo ajuda a consolidar o personagem como um verdadeiro herói de ação.
A emboscada na ponte – Missão: Impossível 3 (2006)
Depois de capturar um perigoso traficante de armas, Hunt e sua equipe estão transportando o prisioneiro quando um drone ataca seu comboio em uma ponte. Um esquadrão de mercenários chega para resgatar o prisioneiro e acabar com os heróis.
É uma cena realmente explosiva que coloca Hunt e os outros agentes em uma situação avassaladora. Com um enorme buraco na ponte separando Hunt de seu prisioneiro e vários civis inocentes em meio ao fogo cruzado, a cena é realmente desesperadora e um dos raros momentos da franquia em que os heróis parecem realmente derrotados.
A queda livre militar – Missão: Impossível – Fallout (2018)
Cruise já havia provado que estava disposto a fazer qualquer coisa em nome de uma boa cena de ação para a franquia, mas a cena em que o ator realiza um HALO (High Altitude-Low Opening, em português “Alta Altitude e Baixa Abertura” ou “Queda Livre Militar”) no sexto filme levou as coisas para um outro patamar de ação.
Ver Cruise, uma das maiores estrelas de cinema do mundo, simplesmente pular de um avião é impressionante o suficiente. Mas a cena continua com Hunt mergulhando em uma tempestade com raios e completando um resgate no ar, o que torna tudo ainda mais inacreditável.
A cena de perseguição por Londres – Missão: Impossível – Efeito Fallout (2018)
A franquia Missão: Impossível tem algumas cenas de perseguição realmente incríveis, utilizando os mais diversos tipos de veículos. Entretanto, uma das mais marcantes de todas acontece a pé, quando Hunt tenta capturar o vilão Walker em Missão: Impossível – Efeito Fallout.
Enquanto a equipe de Hunt rastreia Walker pelo computador, eles dão instruções a Hunt, direcionando o herói por caminhos cada vez mais perigosos que o fazem escorregar pelos telhados e pular de janelas. A cena revela todo o potencial único de atuação de Tom Cruise, e toda a sua habilidade para cenas de ação.
A cena de Hunt pendurado em um avião – Missão: Impossível – Nação Secreta (2015)
Uma das mais icônicas cenas envolvendo um avião na história do cinema. Aqui, vemos Tom Cruise simplesmente se pendurando em um avião levantando voo numa cena épica que serve de abertura para o quinto filme de Missão: Impossível.
Quando um avião cheio de armas está prestes a decolar, Hunt tenta pará-lo, e se agarra à lateral da aeronave. Enquanto ele tenta descobrir como abrir a porta e entrar, o avião levanta voo com Hunt agarrado do lado de fora numa cena de tirar o fôlego.
O assalto debaixo d’água – Missão: Impossível – Nação Secreta (2015)
As sequências de assalto da franquia são sempre desenvolvidas de maneira inteligente, mostrando Hunt e sua equipe enfrentando desafios contra sistemas de segurança impossíveis, em que um milhão de coisas podem dar errado.
O quinto filme apresenta o primeiro assalto subaquático da franquia, quando Hunt tem que invadir um computador dentro de um tanque de água enquanto evita uma turbina giratória – e tudo isso segurando a respiração, sem um tanque de oxigênio. A cena se estende de maneira insuportavelmente tensa, deixando o público prendendo a respiração junto com Hunt.
A cena da escalada no prédio – Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (2011)
Em mais uma cena de assalto absurdamente perigosa, Hunt precisa acessar um sistema de segurança em um hotel, no prédio mais alto do mundo. Depois de não conseguir acessar o sistema por dentro, temos uma das cenas capazes de causar vertigem em qualquer audiência, em que ele escala o prédio pelo lado de fora.
A câmera coloca o público na lateral do prédio, ao lado de Tom Cruise. Não bastasse a dificuldade inerente a situação, as luvas que Hunt usa para escalar o prédio apresentam defeito durante a escalada, gerando momentos de tirar o fôlego.
A batalha de helicópteros – Missão: Impossível – Efeito Fallout (2018)
Por mais emocionante que seja ver Tom Cruise correndo numa perseguição, é inegável que as coisas atingem um outro nível nesta cena, com helicópteros voando ao redor das montanhas. Na conclusão de Missão: Impossível – Efeito Fallout, vemos uma perseguição alucinante, em que Hunt tenta impedir o Walker de detonar uma arma nuclear.
Tudo começa com Hunt sequestrando um helicóptero em pleno voo e, em seguida, usando a aeronave para perseguir Walker em um duelo no ar. É uma sequência de acrobacias simplesmente inacreditável, capaz de criar uma experiência cinematográfica brilhante.
Leia também sobre Missão Impossível – Acerto de Contas
- Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
- Missão: Impossível 7 | Tom Cruise revela bastidores de grande cena de ação
- Missão: Impossível 7 ganhará nova prévia em salas IMAX
Vale lembrar que, Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 está agendado 14 de julho de 2023.
Estima-se que seu orçamento tenha superado US$ 290 milhões, algo muito acima do planejado originalmente. O mais impressionante é que já estão sendo descontados os incentivos fiscais substanciais que a produção foi capaz de alavancar para controlar os custos.
Para efeito de comparação, Missão: Impossível — Efeito Fallout, de 2018, custou US$ 190 milhões.
Ao todo, foram sete paralisações, e um início muito turbulento na Itália, um dos países mais afetados pela crise de saúde na Europa.
Fonte: terra gameon