A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) apresentou, na tarde de quarta-feira (08.02), as principais atividades da inovadora Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso. Com a parceria e o suporte técnico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o programa foi efetivado para garantir o processo permanente de aperfeiçoamento do setor esportivo do Estado.
Para o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves, a formação é o elemento que faltava para potencializar o desenvolvimento de práticas esportivas em Mato Grosso.
“Esse é um passo muito importante para valorizar os profissionais e fortalecer o esporte no Estado, afinal o setor esportivo não depende só de financiamento, logística e infraestrutura. O setor precisa também de profissionais qualificados trabalhando com a comunidade e atletas, para que possamos descobrir talentos, obter resultados e garantir o acesso ao esporte à toda população mato-grossense”, destaca.
Direcionada a profissionais do setor esportivo e gestores de municípios mato-grossenses, a programação da Escola de Formação inclui eventos, seminários, cursos presenciais e à distância, disseminação de boas práticas e criação de uma rede de suporte em todo o Estado. Dentre os objetivos estão ainda a realização de diagnóstico do esporte e lazer nos municípios e a democratização do acesso ao conhecimento produzido na área.
De acordo com o professor Riller Reverdito, que representa a Unemat na coordenação da Escola de Esporte e Lazer, a ideia é construir a cultura de formação em todo o Estado, mobilizando e apoiando gestores e profissionais nas 10 regiões esportivas para atingir os 141 municípios mato-grossenses.
“O aspecto inovador é justamente a participação dos atores de cada região que serão responsáveis por promover o conteúdo à sua região. Até porque cada localidade tem demandas, vocações e atores diferentes, por isso precisamos oferecer conteúdos que possam potencializar o desenvolvimento do esporte naquela região”, explica Reverdito, que também coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF/Unemat).
A implantação da Escola integra as metas e estratégias da Lei 11.551/2021, que dispõe sobre o Plano Estadual de Esporte e Lazer. Para garantir a atuação em todos os espaços e âmbitos do setor esportivo, as ações são articuladas em conjunto com universidades, federações, comitês olímpicos e paralímpicos, conselhos representativos e outras Pastas Estaduais envolvidas em educação e tecnologia.
“Vamos caminhar juntos com instituições e todos os órgãos especializados na área. Juntos, podemos avançar enquanto política pública contínua de Estado e dar condições aos profissionais e aos gestores dos municípios para o fortalecimento do esporte no Estado. É um projeto inovador em que o mais importante é garantir esporte para todos”, salienta o representante da Secel na coordenação da Escola, professor Éderson Andrade.
O projeto da Escola de Formação em Esporte e Lazer foi apresentado a representantes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Conselho Estadual do Desporto (Consed), Conselho Regional de Educação Física (CREF17/MT) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Participaram também da reunião o deputado estadual Beto Dois a Um, o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da Unemat, Darlan Guimarães, e o diretor geral da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe/Unemat), Gustavo Bisinoto.
Histórico
As atividades da Escola de Formação em Esporte e Lazer tiveram início no primeiro semestre de 2020, com cursos no formato online durante o período da pandemia. Com inscrições gratuitas, cada curso contou com 10 horas de duração e atendeu profissionais de educação física de todo o Estado.
Nesse período, foram ofertados cursos sobre políticas públicas, pedagogias esportivas, esportes de aventura, ensino do atletismo, treinamento de alto rendimento, gestão em recreação, dentre outros.
A parceria atual com a Unemat se dá por meio de termo de fomento firmado com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe/Unemat).
Fonte: matogrossodigital