Todo fã de anime já assistiu ou pelo menos já ouviu falar de Death Note, que é um dos títulos mais fortes e populares da indústria de animes/mangás. O seu mangá foi publicado na Weekly Shonen Jump em 2003 até 2006, que era a grande era do Big Three (Naruto, One Piece e Bleach), e se tornou um dos maiores pilares da revista apesar da concorrência forte.
Os mangás de sucesso da Shonen Jump sempre tentam prolongar as suas histórias ao máximo fazendo centenas de capítulos, mas Death Note conseguiu chegar ao topo com um ritmo muito menor do que a maioria. Relembre o grande embate intelectual de Kira e L nesse resumo completo de Death Note.
O que é o Death Note?
O mundo de Death Note se passa no Japão dentro da sociedade moderna e conta a história de Light Yagami, um estudante do ensino médio conhecido por ser um gênio brilhante. Ao mesmo tempo, a série apresenta o mundo dos Shinigamis, onde vive Ryuk. Ambos os personagens viviam entediados até se conheceram através do Death Note.
O Death Note é o caderno que pertence aos Shinigamis e tem o poder de matar as pessoas que tiverem o seu nome escrito nas páginas. As regras do caderno dizem que o dono pode detalhar a morte da vítima ou simplesmente escrever o nome dela para morrer de parada cardíaca dentro de alguns segundos.
Quando Light encontrou um Death Note, ele achou que o poder do caderno era apenas uma brincadeira. Mas, depois de testá-lo com um criminoso da TV, Light viu que o poder do caderno era real e o poder começou a subir a sua cabeça. Ryuk desceu a Terra para encontrar o humano que pegou o seu Death Note e finalmente achou a diversão que tanto queria vivendo ao lado de Light.
Desde então, Light adotou o nome de Kira e começou a matar vários criminosos pelo mundo inteiro com o objetivo de virar o Deus do mundo. Toda essa matança desencadeou uma crise global ao ponto de convocar L, o melhor detetive do mundo, para trabalhar junto com a polícia japonesa no caso de Kira.
A disputa de gênios
L fez uma transmissão ao vivo para o mundo inteiro prometendo encontrar Kira e essa provocação irritou Light ao ponto de fazer ele usar o Death Note para matar aquele o suposto “L”. Porém, quando o apresentador que estava sendo usado como isca morreu, o verdadeiro L revelou que aquela transmissão estava no ar apenas no Japão e isso entregou a localização Kira.
Sabendo que Kira estava vinculado com a equipe de investigação, L convocou agentes do FBI para ajudar no caso dentro do Japão. Mas Light acabou matando todos os agentes, que estavam investigando o caso, após manipular o agente Ray Penber. Então, sem ter mais escolhas, L foi pessoalmente ao Japão para encontrar o seu alvo.
Não demorou muito para L suspeitar de Light com a sua dedução rápida e sensata de detetive. Seguindo o seu palpite, L entrou na universidade de Light e convidou ele para a equipe de investigação para ficar de olho no suspeito. Os dois gênios já sabiam como lidar um com o outro, mas a situação mudou com o surgimento inesperado de um segundo Kira, que é Misa Amane.
Quem é Misa Amane?
Misa é uma grande admiradora de Kira porque ele matou o assassino de seus pais e ela também usou o poder de um Death Note para matar criminosos. Ela conseguia o nome de suas vítimas facilmente graças ao poder dos olhos de Shinigami adquiridos com Rem, o Shinigami que acompanhava Misa.
Eventualmente, Misa conheceu Light e se apaixonou por ele, mas o grande gênio só usou a garota como uma de suas peças para o seu plano. Enquanto Light estava trabalhando com L no caso de Kira, ele planejou o seu grande plano de vitória tendo Misa e Rim como suas principais peças.
O plano e vitória
Para provar a sua inocência, Light se entregou para a equipe de investigação e ele ficou preso por vários dias. Vendo que as mortes sob o nome de Kira ainda estavam ocorrendo enquanto Light e Misa estavam presos, os detetives liberaram os dois e acreditaram que eram inocentes. Nesse ínterim, Light renunciou ao Death Note para apagar as suas memórias sobre Kira e os Shinigamis.
Toda a investigação começou a seguir um acionista que só queria dinheiro e a equipe de L descobriu a existência do Death Note depois de pegar ele. Contudo, tudo isso foi planejado pelo verdadeiro Kira até ele recuperar suas memórias. Chegando nesse ponto, Light usou a vida de Misa como chantagem para manipular Rim e fazê-la matar L.
Light se aproveitou de Misa para fazê-la sacrificar mais alguns anos de sua vida pelo contrato de olhos de Shinigami e ele sabia que Rim tentaria reverter isso de qualquer maneira . Dessa forma, ele conseguiu matar L e vencer o seu grande rival.
Os sucessores
Cinco anos após a morte de seu rival, Light assume o papel de L na equipe de investigação e continua matando várias pessoas como Kira. Mas ele acaba entrando em um grande problema ao ser investigado por Near e Mello, os verdadeiros sucessores de L.
Inicialmente, Near e Mello trabalharam individualmente para desmascarar Kira, mas os dois acabam cooperando depois e essa união se tornou a ruína de Light no fim. Quando todos os investigadores descobriram a verdade, Light ficou sem saída e desesperado.
O final do anime e mangá possuem algumas diferenças, mas ambos se concluem com Ryuk matando Light após escrever o nome dele no seu Death Note. No anime, a história acaba com a morte de Light. No mangá, vemos como ficou o mundo após a morte de Light e um culto de pessoas aparece prestando homenagem a Kira.
Leia mais sobre Death Note:
Fonte: terra gameon