Sophia @princesinhamt
Notícias

Governador em exercício empossa delegada-geral e nova diretoria da Polícia Civil de MT

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word3

Primeira mulher à frente da instituição, a delegada Daniela Silveira Maidel foi oficialmente empossada como delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso na tarde desta quinta-feira (12.01), em cerimônia realizada no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), reunindo mais de 250 pessoas.

A cerimônia contou com a presença do do Estado em exercício, Otaviano Pivetta e do secretário de Estado de , Coronel PM César Roveri.

O governador em exercício destacou o comprometimento do Poder Executivo em aprimorar e aperfeiçoar os serviços à população e da nova delegada-geral com a eficiência nos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Civil.

“Uma profissional preparada e respeitada dentro da instituição para continuar a evolução e a modernização da Polícia Civil e para que essa prestação de serviços importantes chegue a todos os mato-grossenses”, pontuou Otaviano Pivetta.

2024 word3

A nova delegada-geral foi nomeada pelo governador Mauro Mendes em ato publicado no Diário Oficial no dia 19 dezembro, sendo a primeira colocada na lista tríplice apresentada pelo Sindicato dos Delegados (Sindepo), após votação realizada no dia 7 de novembro, recebendo 204 dos 249 votos válidos.

Em seu discurso, Daniela fez agradecimentos a todos que têm contribuído para a evolução da Polícia Civil e, em especial, para as primeiras mulheres policiais, que nos anos 80 e 90 ultrapassaram a barreira do preconceito e se mantiveram na instituição.

“Tenho consciência que esse é um momento para ficar marcado na história da Polícia Civil, pela primeira vez uma mulher assume o comando da nossa instituição. A posse de um novo delegado-geral constitui sempre um momento de renovação, de esperança e expectativa”, disse.

A nova delegada-geral falou ainda do papel de destaque da Polícia Civil de Mato Grosso em âmbito nacional, com soluções tecnológicas ousadas, tradição no combate à violência doméstica e ações de efetividade no combate ao crime organizado.

2024 word3

“Agradeço o trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores que permitiram a Polícia Civil alcançar o protagonismo como uma das melhores Polícias Civis do Brasil. O combate à violência doméstica, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio, crimes ambientais e cibernéticos exigem uma coesão exigem uma postura cada vez mais assertiva e objetiva e só no ano de 2022 recebemos mais de R$ 49 milhões em investimentos”.

O secretário de Segurança Pública frisou a integração entre as forças de segurança e garantiu à nova delegada-geral a parceria e atenção especial da secretaria de estado com a Polícia Civil. “Com a posse da nova delegada-geral quem ganha é a Polícia Civil de Mato Grosso, o Estado e toda a sociedade mato-grossense por ter uma profissional de alto gabarito assumindo essa instituição tão importante no sistema de Segurança Pública”, disse o Coronel César Augusto Roveri.

2024 word3

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, destacou que a posse da delegada-geral é uma data marcante, festiva e particularmente importante para as mulheres, principalmente para o seguimento daquelas que labutam em todos os setores da Polícia no nosso país.

“A mulher tem se esforçado muito nas últimas décadas para seguir firme em suas carreiras para fazer com que outras que venham depois tenham caminhos menos ásperos. Ocorre assim na Polícia e não é diferente em outras carreiras que antigamente eram voltadas para o público masculino. Felizmente é cada vez maior o número de mulheres que ascendem em suas carreiras e assumem a direção de cargos públicos de grande relevância”.

A cerimônia também marcou a posse da nova diretoria da Polícia Civil para o biênio  2023-2024, composta Rodrigo Bastos da Silva (Delegado-Geral adjunto), Jesset Arilson Munhoz de Lima (Corregedoria-Geral), Fausto Freitas da Silva (Academia de Polícia); Mário Dermeval Aravechia de Resende (Diretor de Eecução Estratégica); Wagner Bassi Júnior (Diretor Metropolitano); Walfrido Franklim do Nascimento (Diretor do Interior); Vitor Hugo Bruzulato Teixeira (Diretor de Atividades Especiais), Juliano Silva de Carvalho (Diretor de Inteligência) e Ana Paula Faria de Campos (Chefe de Gabinete).

2024 word3

O Sistema de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP-MT) está em primeiro lugar em voltadas para o livro e a leitura na região Centro-Oeste do Brasil, segundo o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). A bibliotecária Waldineia Ribeiro de Almeida, na função de coordenadora do sistema, ligada à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), recebeu a homenagem no final de 2022, em Brasília (DF).

“Somos o único setor que trabalha gestão pública para bibliotecas no Estado. Coordenamos 167 bibliotecas municipais, comunitárias e também as implantadas por meio de recursos do poder privado em parceria com o poder público. A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é o nosso laboratório, onde todos os testes são feitos para serem disseminados para o interior”, afirma a bibliotecária.

A instituição, que possui importância literária e social dentro do Estado, está sediada no Palácio de Instrução, um prédio histórico e imponente, construído entre os anos de 1911 e 1914, e incialmente arquitetado para abrigar a sede da Escola Normal e a Escola Modelo, funcionando mais tarde também a Escola  Cuiabano.

2024 word3

Localizado no quadrilátero do Largo da Matriz, região significativa no período colonial e próximo ao quartel da Força Nacional, o prédio que abriga a Biblioteca Estevão de Mendonça surgiu quando a arquitetura cuiabana sofreu grande influência dos italianos. “No final do século XIX trouxeram uma nova maneira de construir para Cuiabá. A estética mudou e as obras passaram a incluir ornamentos ecléticos e plantas neoclássicas”, explica o arquiteto da Secel, Robinson Araújo.

A coordenadora do SEBP, Waldineia, também menciona que, por ser um patrimônio e ponto turístico da capital cuiabana, a ção no Palácio da Instrução é um dos maiores serviços registrados no local.

“Em datas comemorativas, como aniversário da cidade e do Estado, chegamos a receber 1.000 pessoas por dia para visitas orientadas e direcionadas. Já diariamente cerca de 100 pessoas passam por aqui. A nossa sala de acervo geral tem catalogado mais de 30 mil exemplares de livros, e a sala Mato Grosso é a mais procurada. Nela temos todas as referências de literatura mato-grossense”, destaca.

2024 word3

Espaço social

Sensível às questões sociais, ela defende o papel social que a biblioteca deve desempenhar na vida do ser humano. “O livro acalenta, dá força, muda sua personalidade e seu conceito. A leitura é necessária, é um alimento para a alma. Eu sou a prova viva do que esse espaço fez na minha vida e é por isso que luto para que as pessoas entendam que este é um local de transformação social, onde não existe ninguém que não saiba nada ou ninguém que não possa ensinar alguma coisa”, pondera.

Com o objetivo de proporcionar capacitação para as equipes, regulamentar o espaço para trabalhar dentro das legislações estaduais e federais, realizar vistorias, fomentar recursos e distribuição de livros gratuitos, através de contrapartidas que vêm de incentivos do Governo, ela ainda ressalta a importância do Estado na dimensão de políticas públicas para o segmento da biblioteca.

“Sem o apoio e/ou entendimento do Governo não estaríamos ocupando posições tão relevantes a nível nacional e internacional. O programa Revita Bibliotecas, por exemplo, é um trabalho que realizamos in loco, no qual, além de ambientes, revitalizamos o conceito de biblioteca dentro de cada município. Já foram 32 bibliotecas reativadas e 63 reabertas”.

Para a gestora, a grande defasagem no setor ainda é a falta de pessoas habilitadas. “Percorri o Estado entre 2016 e 2020 e tenho um diagnóstico preciso: não nos faltam recursos, falta ambiente atrativo, chamar a população para dentro das bibliotecas. Quando abri o leque do que eles poderiam fazer, falaram que não faziam porque não sabiam se podiam”, lamenta.

De acordo com ela, existem diversas outras atividades para aproximar a biblioteca da população, entre elas a colônia de férias, oficina de pipas e bonecos, e laboratórios de informática que estão pulverizando para o estado inteiro.

“Recebemos pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais, pessoas em situação de rua, crianças e . Hoje as nossas bibliotecas fecham somente no período do Natal e Ano Novo. Nosso objetivo é direcionar pessoas, transformar vidas e criar cidadãos críticos e pensantes. Queremos ser a ponte para um mundo melhor. A biblioteca não tem idade, ela está aqui para quem queira”.

2024 word3

O tenente-coronel PM Manoel Bugalho Neto assumiu nesta sexta-feira (13.01) o comando do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), unidade da Secretaria de Estado Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) responsável pela segurança da fronteira. Ele substitui o tenente-coronel PM Fábio Rica.

Bugalho assumiu a função em ato realizado no gabinete do secretário de Segurança, coronel PM César Augusto Roveri.

Com 25 anos de carreira, o profissional de 45 anos de idade tem experiência em diversas áreas da atividade policial. Após o Curso de Formação de Oficiais, Bugalho iniciou a carreira na cidade de Rondonópolis, onde atuou por cinco anos.

Desenvolveu atividades operacionais e de gestão no comando da 3ª CIPM de Santo Antônio de Leverger, do 3º BPM (maior unidade operacional da PMMT, responsável pelo policiamento da área do CPA), e ainda do 25º BPM (responsável pela área do Cristo Rei).

Trabalhou em várias atividades e de melhorias da legislação e gestão da PMMT e da Segurança Pública.

Em 2007, durante os Jogos Pan-Americanos, Bugalho integrou a Força Nacional e comandou uma unidade de policiamento no Rio de Janeiro. 

Formado em Direito, tem duas especializações em Gestão de Segurança Pública e uma em psicologia. Possui diversas capacitações na área policial, atuando ainda na área de ensino da instituição em cadeiras da área do Direito, da Gestão e Operacional (Tiro Policial).  

O secretário de Segurança Pública destaca a importância da missão assumida pelo tenente-coronel Bugalho na prevenção e repressão à criminalidade da área de fronteira e agradece o empenho do tenente-coronel Fábio pelo período em que esteve no comando do Gefron.  

SOBRE O GEFRON

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) foi criado no pelo decreto estadual 3994/2002 com a missão de apoiar as forças de segurança federais, estaduais e municipais na fronteira do Brasil com a Bolívia dentro do Estado de Mato Grosso com policiamento permanente e operações sistemáticas de prevenção e repressão aos crimes transnacionais.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.