Sophia @princesinhamt
Ciência & Saúde

Palper-rouler: o que é e quais são seus benefícios

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Palper-rouler: o que é e quais são seus benefícios

Palper-rouler é uma técnica de massagem de tecidos. Sua finalidade é promover a lipólise, ajudando a eliminar a gordura ativando a circulação linfática e venosa.

Desta forma, é um grande aliado no árduo combate à celulite e outros problemas. Pode ser feito à mão ou usando um dispositivo projetado para esse fim.

Da mesma forma, pode ser complementado com outros procedimentos para aumentar sua eficácia. Então, abaixo vamos aprender tudo sobre a técnica do palper-rouler: em que consiste, como é feito, quais são seus benefícios, precauções e contraindicações.

Celulite: um problema difícil de tratar

Seu verdadeiro nome é . Esta condição é causada pelo acúmulo de células de gordura entre a pele e o músculo subjacente.

Sabe-se que fatores hormonais desempenham um papel importante, assim como idade, genética, excesso de peso e estilos de vida sedentários. E pode ser agravado pela má circulação venosa e linfática.

A celulite é mais comum em mulheres.

Não é um problema de saúde grave, mas é do ponto de vista estético, pois provoca o aparecimento de inchaços e irregularidades, principalmente em áreas como quadris, coxas e nádegas.

Há uma grande variedade de opções para lidar com a situação, desde procedimentos estéticos (mesoterapia, massagem redutora, ondas de choque, cavitação e radiofrequência) até tratamentos naturais contra a celulite, que incluem o uso de vinagre de maçã, café, entre outros produtos.

Celulite na coxa.
Não devemos confundir a celulite estética com aquela que é uma infecção dos tecidos moles e que realmente representa um risco à saúde.

Veja: 

Palper-rouler: o que é e como fazer

O palper-rouler é uma técnica que se propõe como solução para o problema da celulite. Consiste em fazer uma massagem que atinge a camada mais profunda da pele (hipoderme), onde estão localizadas as células de gordura.

Seu objetivo é ajudar a desintegrar os acúmulos de adipócitos, estimulando a circulação sanguínea e linfática. Desta forma, ao desmembrá-los e reduzir o seu tamanho, favorece-se a sua eliminação.

A forma de praticar o papel-rouler consiste em espremer ou beliscar, como a própria palavra indica. Cabe esclarecer que este termo vem do francês e que pode ser traduzido como “tocar e rolar”.

Agora, a ideia é beliscar, apertando o tecido entre o polegar e os dedos. O polegar pressiona a pele por cima, ajudando a envolver os outros dedos ao redor da dobra.

Sugere-se aplicar pressão de baixo para cima e nunca na direção oposta. Da mesma forma, você deve subir pela área a ser massageada. Na zona do abdómen deve ser feito com cuidado, fazendo os movimentos de trás para a frente.

Existem dispositivos em forma de rolos que atuam como aspiração ou sucção do tecido, fazendo com que a dobra se forme. A vantagem dos aparelhos é que a pessoa que o faz fica menos cansada de repetir a mesma ação.

Para ajudar no processo e facilitar o progresso ao longo da pele, os óleos também são aplicados, embora seja melhor não exagerar, pois assim seria muito difícil beliscar.

Quanto à duração e frequência, recomenda-se fazê-lo em sessões de pelo menos 10 minutos. Afirma-se que pode ser aplicado todos os dias, até 2 vezes no mesmo dia. Embora, se estiver lidando com um fisioterapeuta, uma vez por semana seja suficiente.

É importante notar que uma vez iniciado o tratamento, ele não deve ser interrompido. Embora as melhorias sejam perceptíveis, os acúmulos de gordura podem ocorrer novamente.

Veja: 

Benefícios do palper-rouler

Os resultados do palper-rouler irão variar dependendo do grau de envolvimento da área, bem como da habilidade ao beliscar. No entanto, garante-se que, num ritmo de 2 a 3 sessões por semana, em pouco mais de um mês se observa uma redução de centímetros, bem como o aspecto.

Além dessas virtudes, outros benefícios são atribuídos:

  • A pele fica tonificada.
  • A pele ganha flexibilidade.
  • Contribui para a oxigenação dos tecidos.
  • Ajuda a melhorar o funcionamento do sistema linfático.
  • O uso de óleos durante as massagens nutre a epiderme.
  • Reduz a inflamação e combate a sensação de pernas pesadas.

No entanto, deve-se esclarecer que esta técnica é recomendada para problemas de celulite, não para excesso de peso. Embora possa ajudar.

Dicas e recomendações

O palper-rouler é considerado uma técnica que auxilia no tratamento da celulite, embora por si só não faça milagres. Na verdade, o que ele faz é potencializar os resultados derivados da manutenção de um estilo de vida saudável.

Portanto, é uma ferramenta que funcionará melhor na medida em que for complementada com outras estratégias. Isso inclui atividade física regular e uma dieta equilibrada.

Além disso, para que o efeito seja maior e duradouro, as seguintes recomendações podem ser levadas em consideração:

  • Após terminar a , esfregar com uma luva de crina estimulará a circulação, evitando que a massa gordurosa se assente novamente.
  • Recomenda-se esfoliar a pele com café ou algum outro produto natural.
  • O palper-rouler também pode ser combinado com outras técnicas, como a terapia a .

Finalmente, embora este tipo de massagem possa ser feito pela mesma pessoa, é sempre preferível recorrer a um profissional experiente.

Possíveis efeitos colaterais e contrindicações

Os efeitos colaterais do palper-rouler são relativamente poucos. Isso inclui vermelhidão da pele, bem como uma leve sensação de dor.

Em relação às contra-indicações, sua aplicação não é recomendada em nenhum dos seguintes casos:

  • Pessoas com psoríase, eczema ou outros problemas de pele.
  • Outros problemas circulatórios, como hemofilia ou trombose.
  • Pernas com má circulação venosa ( varizes notórias).
  • Quando há hematomas ou feridas.
O hematoma contraindica o palper-rouler.
A presença de hematomas contraindica a prática, pois pode piorar o processo de cicatrização.

A técnica do palper rouler é eficaz?

Segundo , esse tipo de massagem é uma prática milenar, muito utilizada e eficaz para melhorar a aparência de , tanto em termos de flexibilidade, inflamação, coceira ou dor, quanto na percepção e tranquilidade do paciente.

No que diz respeito à celulite, numa realizada em França há mais de 2 anos e com mais de 2.500 doentes, foi aplicado um tratamento que combina 3 ações (antiedematosa circulatória, lipolítica e desfibrótica). Em particular, os procedimentos adicionais incluíam massagens com palper-rouler, aplicando um creme com cafeína.

As conclusões do estudo afirmam que essa combinação aumenta a eficácia no tratamento da celulite e pode complementar as técnicas cirúrgicas pós-lipoaspiração.

Um problema que requer atenção

A celulite é um problema que deve ser abordado de forma abrangente, inclusive analisando caso a caso para determinar qual é o tratamento mais adequado que garanta os melhores resultados. Nesse sentido, a técnica palper-rouler pode fazer parte da solução, sendo o complemento ideal para uma alimentação equilibrada e atividade física.

Embora pareça repetitivo dizê-lo, deve-se enfatizar que ir a este ou a qualquer outro procedimento estético não nos isenta de prestar atenção às várias mudanças que devemos realizar em relação ao se quisermos melhorar.

Fonte: melhorcomsaude

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.