Combate ao Mosquito
Tecnologia

8 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento social

Segurança e Ministério Público buscam novas estratégias de combate a golpes bancários digitais - Abertura do 1º Ciclo de Integração de Inteligência Bancária
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Diante do avanço da criminalidade no meio digital, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) se juntou ao Ministério Público (MPE) para construir novas estratégias e fortalecer a integração entre as instituições e bancos no combate a golpes e fraudes bancárias no meio digital.

Para construir novas estratégias de inteligência, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) foi convidada para ministrar as palestras do 1º Ciclo de Integração de Inteligência Bancária, que acontece nesta quinta e sexta-feira (11.4), em Cuiabá.

No encontro, a Febraban irá compartilhar as ações de prevenção a fraudes e golpes financeiros e a lavagem de dinheiro com as forças de segurança e Mistério Público. Ao final do evento será elaborada uma carta de ações conjuntas que visa a construção de novas estratégias de combate a esses crimes.

O coordenador do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), promotor Mauro Zaque, agradeceu a colaboração da Secretaria de Segurança e da Febraban e destacou o papel fundamental na construção de novas estratégias de combate às fraudes bancárias com aumento de bancos digitais.  

“Me preocupa muito o avanço das inteligências artificiais que já está sendo uma ferramenta importante para atividades criminosas, então nós não podemos ficar atrás, nós temos que sempre dar um passo à frente, sempre estar buscando antecipar o movimento do adversário”, disse o promotor na abertura do evento.

O secretário adjunto de Inteligência (SAI) da Sesp, delegado Valter Furtado, destacou durante a abertura que as estratégias buscadas durante o evento serão construídas para fortalecer as ações da Segurança Pública, visando proteger o patrimônio dos cidadãos alvos de crimes financeiros por meio eletrônico.

“Vamos estabelecer um protocolo de trabalho integrado de ação eficaz para cada instituição e podermos ter o resultado mais eficiente para toda a sociedade, em investigações e ações de combate aos crimes financeiros, que se tornou muito importante nesse cenário de acesso fácil a bancos digitais e transferências instantâneas de valores”, pontuou.

Devido a sensibilidade das informações compartilhadas, da segurança, estão participando apenas agentes dos setores de inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, além da Secretaria Adjunta de Inteligência. 

Participam do evento integrantes de 10 agências bancárias e financeiras, além de 20 integrantes de inteligência como Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, Controladoria Geral do Estado (CGE), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Defensoria Pública, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, entre outras.

2025 word3  

Fonte: mt.gov.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.