A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) será anfitriã, no dia 26 de junho (quinta-feira), do “Workshop sobre Pangasius”, um evento técnico voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura no estado. A iniciativa é do deputado estadual Gilberto Cattani, em parceria com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), com o apoio da Famato e de outras instituições, como o Sebrae, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e a Peixe BR.
Com o objetivo de apresentar informações técnicas, científicas e de mercado sobre o cultivo do pangasius no Brasil, o evento busca promover a governança do setor e incentivar a integração entre os diversos elos da cadeia produtiva da piscicultura em Mato Grosso. Ao longo do dia, os participantes poderão acompanhar palestras com especialistas, cases de sucesso e discussões sobre boas práticas, licenciamento ambiental, comercialização e estratégias de mercado.
“A Famato acredita na diversificação das atividades do setor produtivo rural, e a piscicultura é uma das atividades com grande potencial de crescimento em Mato Grosso. Apoiar iniciativas como essa é fundamental para impulsionar conhecimento, sustentabilidade e geração de renda no campo”, destacou o analista de pecuária Marcos de Carvalho.
O workshop também será uma oportunidade de networking e troca de experiências entre produtores, empresários, técnicos, pesquisadores e demais agentes envolvidos na atividade aquícola. As vagas são limitadas, com inscrições disponíveis pela internet ou de forma presencial no local do evento.
Inscrições pelo link: mt.loja.sebrae.com.br
Confira a programação completa:
07h30 – Recepção dos participantes e inscrição
08h30 – Abertura oficial (Aquamat, Sebrae, Peixe BR, Famato, ALMT)
09h30 – Histórico da produção e importância comercial do Pangasius no Brasil e no mundo – Profa. Dra. Luciana Seki Dias – UFSCar
10h10 – Mitos e verdades sobre o cultivo do Pangasius – Martinho Colpani – Colpani Piscicultura
10h50 – Coffee break
11h15 – Sistemas produtivos para o Pangasius – Bruno Machado Queiroz – Ethos Aquacultura
12h00 – Boas práticas de manejo e sanidade no cultivo do Pangasius – Camila Marra – Ethos Aquacultura
12h40 – Almoço
13h40 – Licenciamento ambiental da aquicultura – Bruno Machado Queiroz – Ethos Aquacultura
14h20 – Gestão dos processos e impactos na qualidade do Pangasius fresco – Luciana Lacerda – Equali-Z
15h00 – Coffee break
15h30 – Estratégias para comercialização do Pangasius no varejo – Elane Correia Santos – Equali-Z
16h10 – Mesa redonda – Discussão (Coordenação: Aquamat, Sebrae e Famato)
17h00 – Encerramento
Fonte: cenariomt