Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.
Cláudio com o filho Poli Kiesque que é coordenador geral da competição do Peladão
Foto:
Samantha dos Anjos
Para fomentar a política pública ao esporte, promover a integração social e de incentivo à cidadania, o deputado Wilson Santos (PSD) propôs o Projeto de Lei n.° 1.375/2025 que institui o Campeonato Estadual de Futebol “Peladão Mato-grossense” (Peladão MT) no calendário oficial de eventos esportivos de Mato Grosso. O texto prevê que a competição seja celebrada anualmente em 17 de julho, data de nascimento do radialista e entusiasta do futebol amador Cláudio Kiesqui, falecido em dezembro de 2021, aos 80 anos. A proposta em tramitação foi apresentada nesta quarta-feira (3), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa (ALMT).
De acordo com o parlamentar, além de valorizar e incentivar o futebol amador de Mato Grosso, o proje também será a oportunidade de eternizar o importante papel de Cláudio Kiesqui que fez história e permitiu que o Peladão fosse o maior campeonato de futebol amador do país. “Este campeonato consolidado em Mato Grosso surgiu com base do Peladão de Manaus. Cláudio Kiesque e o seu filho Poli Kiesque foram lá, conheceram de perto como funcionava, em 2005. O Peladão é da família, com grande apelo social, porque associa esporte, amizade e alegria e aproxima as pessoas, as famílias e as comunidades”, disse.
O projeto cita que o Peladão MT ficará sob a fiscalização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), cujo objetivo será exclusivamente descritiva e cultural, não envolvendo a exploração comercial da marca “Peladão” que é um campeonato de futebol amador de Cuiabá que teve início em 2005 e considerado um dos maiores da região centro-oeste e do país, executado pela Prefeitura de Cuiabá, sob gestão de Wilson Santos no período de 2004 a 2010, e idealizado e coordenado por Cláudio Kisque que foi pioneiro na transmissão de partidas e na divulgação de informações das ligas amadoras, atuando em diversas emissoras de rádio em Mato Grosso.
Wilson Santos lembra que nos primeiros anos de existência do evento esportivo, já era notável o aumento de equipes de futebol amador em vários municípios de Mato Grosso. “Só para ter uma ideia, no ano passado, foram 730 equipes de 62 municípios que participaram do campeonato, o que comprova o grande alcance social e participação popular nos esportes. Além da doação de toneladas de alimentos não-perecíveis, arrecadados todos os anos, sendo que ano passado alcançaram mais de 35 mil toneladas, é a comprovação da responsabilidade social aplicada pelo campeonato para atender entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade”, relatou.
O Peladão MT tem como finalidade fomentar a prática esportiva – com ênfase na modalidade de futebol amador, propiciar saúde, lazer e bem-estar à população por meio de atividades físicas, integração entre atletas, dirigentes, associações, ligas e comunidades dos municípios participantes. Também, tem o propósito de estimular o desenvolvimento técnico-esportivo, fortalecer as organizações comunitárias voltadas ao esporte amador, incentivar ações sociais por meio de arrecadação e doação de alimentos a entidades filantrópicas e contribuir para a geração de renda e empregos diretos e indiretos com a movimentação esportiva e cultural do evento.
Fonte: al.mt.gov.br
Autor: Gabinete do deputado Wilson Santos