Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Volkswagen volta a exportar para a África com o T-Cross: o utilitário esportivo que está conquistando o mercado.

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Volkswagen volta a mirar o continente africano em sua estratégia de expansão internacional. A fabricante retoma suas exportações para a África com um lote inicial de 200 unidades do T-Cross, SUV líder de vendas no mercado brasileiro.

VEJA TAMBÉM:

Os veículos têm como destino os mercados de Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal.

Com essa retomada, a Volkswagen reforça sua presença em um continente considerado estratégico, e amplia o legado de cerca de 62 mil veículos exportados à África entre 1980 e 2023.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Os modelos serão embarcados a partir do Porto de Paranaguá (PR), onde o Grupo Volkswagen mantém terminal próprio, e têm como origem a planta de São José dos Pinhais (PR), responsável pela produção T-Cross.

Crescimento expressivo nas exportações em 2025

Volkswagen T-Cross 2026 embarca para a África do Sul, marcando a volta da marca ao continente africano
Imagem: Divulgação

De janeiro a abril de 2025, a Volkswagen do Brasil registrou alta de 78% nas exportações, com 35.707 unidades embarcadas, frente às 20.082 unidades exportadas no mesmo período do ano anterior.

No mesmo intervalo, o mercado de veículos leves brasileiro avançou 46,4% nas exportações, segundo dados da Anfavea.

Atualmente, além dos seis países africanos, a montadora atende 18 mercados latino-americanos, com destaque para Argentina (19.762 unidades), México (9.176) e Chile (1.783). Os modelos mais exportados neste ano foram o Polo (15.450 unidades), Saveiro (8.308),  T-Cross (5.824) e  Nivus (5.055).

Em 2024, a Volkswagen do Brasil liderou o ranking de exportações do setor automotivo nacional, com 90.142 unidades exportadas, crescimento de 43% em relação ao ano anterior em contraste com a retração de 1,6% nas exportações totais de veículos leves do País.

Estratégia logística e produção integrada

O desempenho positivo da marca se apoia em uma operação logística eficiente e coordenada. Só em 2024, o terminal da Volkswagen no Porto de Paranaguá movimentou 46.126 veículos, o que representou 43,79% das operações com veículos no local.

A empresa também opera nos portos de Santos (SP), Suape (PE) e Vitória (ES), o que amplia sua capacidade logística.

 

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.