Demorou, mas a Volkswagen lança oficialmente o Nivus GTS, versão com apelo esportivo que chega a partir de R$ 174.990 sem as rodas de aro 18 que aparecem nas fotos. Se o cliente quiser incluí-las terá que pagar R$ 2.050 pelo opcional, totalizando R$ 177.040, o que é R$ 5.050 a mais que o rival, o Fiat Fastback Abarth (R$ 171.990).
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A Volkswagen aposta nos esportivos e o Nivus GTS é o primeiro dos três que chegam ao Brasil em 2025. Os próximos serão o Jetta GLI e o Golf GTI, que chegará ao país a conta gotas. De qualquer forma, com o preço maior que o rival da Stellantis a vida do modelo da marca alemã não será das mais fáceis já que o desempenho do GTS também fica abaixo do concorrente.
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Novos detalhes no interior
Imagem: Divulgação
Pelos dados da ficha técnica do Nivus GTS, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/l em 8,4 segundos e atingir 206 km/h com apenas etanol no tanque, ante 7,4 s e 220 km/h do principal concorrente, que conra com motor 1.3 turboflex de 185 cv, contra o bem conhecido 1.4 turboflex de 150 cv do Volkswagen.
O Volkswagen Nivus GTS chega para ocupar o lugar do Polo GTS, que não é mais fabricado. Aliás, a linha Polo está sendo bem reduzida também por causa da chegada do novo crossover Tera, neste mês de maio. Vão sobrar apenas as versões Robust, Track, Sense e Highline.
Quanto ao Nivus GTS, além do motor 1.4 sobrealimentado que funciona com câmbio automático de seis marchas com hastes no volante para trocas sequenciais, a nova versão com apelo esportivo tem novos ajustes na direção e suspensão e outra calibração do sistema de controle de estabilidade (ESC) na comparação com as versões 1.0 turbinadas.
De série, o modelo conta com o pacote ADAS, que inclui o controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), a frenagem autônoma de emergência (AEB), o assistente ativo de permanência de faixa (Lane Assist) e o assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist).
Há ainda seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/Top Tether, assistente para partida em subidas, controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), além do bloqueio eletrônico (EDS).
O visual inclui detalhes em vermelho, que podem ser vistos na parte inferior do para-choque e nos detalhes internos. A sigla GTS também marca presença, sendo inserida na grade frontal, tampa traseira, alinhada com o logotipo da Volkswagen, e nas laterais. Os retrovisores externos são pintados em Preto Ninja.
Cadê os faróis iQ light?
Imagem: Divulgação
Esperava-se que os faróis do Nivus GTS fossem do tipo IQ.Light, como no Polo GTS, que são inteligentes, iluminando o caminho de acordo com uma série de variáveis. Mas, não. São iguais aos da versão Highline, que custa a partir de R$ 160.790, ou R$ 14.200 a menos que o GTS sem as rodas de aro 18 opcionais. As de série são de aro 17 pintadas de preto.
Por dentro, há bancos revestidos de couro premium com detalhes exclusivos com apoios laterais um pouco mais largos. No painel, um aplique leva o logotipo GTS no lado do carona, enquanto todo o revestimento do teto foi escurecido. Detalhes em vermelho completam o toque esportivo.
Além disso, a central multimídia tem internet embarcada e permite o uso de aplicativos diretamente em sua tela, sem a necessidade do uso do celular, com carregador por indução e saída de ar para manter o aparelho resfriado.
O Nivus GTS está disponível em cinco cores, com quatro delas trazendo a combinação bicolor. São elas: Branco Cristal, Cinza Moonstone, Vermelho Sunset e Azul Titan, que contam com o teto pintado em Preto Ninja. Para quem deseja um visual totalmente escurecido, há a opção Preto Ninja, que deixa toda a carroceria nesta tonalidade.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo