A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou com o Instituto Mato-Grossense do Agronegócio (Iagro), nesta quinta-feira (15.01), mais uma visita técnica ao Centro Tecnológico de Campo Novo do Parecis (CTECNO Parecis). O evento aconteceu ao longo de todo o dia e reuniu mais de 470 participantes, entre produtores rurais, estudantes, agrônomos, consultores, representantes do setor e público geral.
“A agricultura está hoje onde está devido a pesquisa que nos trouxe até aqui. Ela vai solucionando os problemas que vão aparecendo e esse campo é a prova disso. São profissionais independentes, não têm aquela pressão externa por um produto melhor ou pior. A grande vantagem do CTECNO Parecis está nesses campos, que mostram se o produtor está seguindo está no rumo certo”, destaca Gilson Antunes de Melo, vice-presidente Oeste da Aprosoja MT.
Na edição de 2026, o CTECNO Parecis contou com participações especiais que enriqueceram a programação. O ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, ministrou uma palestra abordando a importância da pesquisa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Já o biólogo e apresentador Richard Rasmussen também participou do evento, trazendo reflexões sobre sustentabilidade, preservação ambiental e a relação do agro com o meio ambiente.
“O produtor é agraciado com essas duas presenças, são duas referências nacionais e até internacionais. O Cabrera, com toda a bagagem que tem como ex-ministro da Agricultura, como produtor rural também, traz a vida dele para dentro CTECNO Parecis. O Richard, como biólogo, desmistifica essa questão que o agro destrói. Então, é um dia de muita alegria e de muita importância para o agricultor”, ressalta Gilson Antunes de Melo.
O CTECNO Parecis é um dos principais projetos de pesquisa da Aprosoja MT e tem como objetivo gerar dados técnicos e soluções práticas para auxiliar o produtor rural na tomada de decisões dentro da propriedade. Ao longo de uma década a entidade busca impulsionar a produtividade de forma sustentável e alinhada às necessidades do campo, por meio das pesquisas desenvolvidas no centro tecnológico.
Para Clarete Brolio Rezende, delegada coordenadora do núcleo de Campo Novo do Parecis, o aniversário de 10 anos do CTECNO Parecis é um marco importante para o município e todo o estado. “ Esse é o maior centro de pesquisa do país sobre áreas arenosas e hoje a expectativa é muito grande. O CTECNO Parecis é muito importante para nós produtores, pois é um centro de pesquisa independente em que nós podemos confiar, é nosso, dos produtores, então é muito importante”, afirma.
Além das palestras, os participantes puderam visitar as estações experimentais do Centro Tecnológico Parecis, onde são conduzidas pesquisas voltadas principalmente para solos de textura média e arenosa. Durante o circuito técnico, os visitantes conheceram de perto experimentos sobre micronutrientes de soja, rotação de culturas, manejo de solo e plantas daninhas e outras práticas que impactam diretamente a produtividade no campo.
“É o quinto ano que eu participo aqui do CTECNO e isso é extremamente importante porque aqui a gente vê realmente os resultados das pesquisas sem influência externa. Aqui o grau de confiabilidade que o produtor está recebendo da pesquisa é muito alto. A gente sabe realmente o que está acontecendo no campo e a gente consegue então aplicar para a nossa propriedade. O que a gente tem visto aqui das pesquisas, elas são extremamente atuais”, destaca Mário Zortea Antunes Júnior, delegado do núcleo de Diamantino.
A Aprosoja Mato Grosso reforça que os resultados obtidos nas estações experimentais são amplamente divulgados aos produtores por meio de dias de campo, visitas técnicas, materiais informativos e conteúdos disponibilizados no site oficial da entidade, fortalecendo a transferência de tecnologia para o campo.
Na próxima semana, acontece a visita técnica no CTECNO Araguaia, em Nova Nazaré. O evento ocorrerá durante a manhã no dia 28 de janeiro e contará com visitas às vitrines técnicas onde serão abordados temas como densidade de semeadura, produtos fisiológicos, sistemas de produção e muito mais.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no site de eventos da Aprosoja MT.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






