Cinco anos após a estreia, o mundo praticamente esqueceu da tentativa frustrada de de emplacar uma nova franquia de super-heróis. Desde o sucesso do , diferentes estúdios buscaram repetir a fórmula, mas nem todos conseguiram. Entre erros do conturbado e dificuldades da , poucas experiências fracassaram tão rápido quanto , lançado em 2020.
O longa-metragem foi baseado nos quadrinhos da Valiant Comics e pretendia abrir caminho para um novo universo de personagens interligados. Na trama, Diesel interpreta Ray Garrison, um fuzileiro naval assassinado e ressuscitado por uma corporação tecnológica.
Dotado de habilidades especiais, o protagonista parte em busca de vingança contra Martin Axe, vivido por . O elenco ainda contou com , , , e .
Apesar das expectativas, o filme chegou aos cinemas em 13 de março de 2020, apenas dois dias antes de diversos países — incluindo o Brasil — entrarem em lockdown devido à .
Com isso, a exibição nas salas foi drasticamente reduzida, e em apenas 11 dias a produção já estava disponível para aluguel e compra digital. Uma reexibição posterior não foi suficiente para melhorar o desempenho, que fechou em apenas 37 milhões de dólares mundialmente, abaixo até do orçamento considerado modesto, de 40 milhões.
O fim do universo Valiant nos cinemas
A ideia inicial da Sony era usar Bloodshot como ponto de partida de um universo compartilhado. O estúdio planejava uma sequência de quatro filmes, incluindo duas produções baseadas no grupo de heróis Harbinger, culminando em um crossover inspirado na saga Harbinger Wars de 2013. Novos títulos de Bloodshot também estavam nos planos, caso o desempenho fosse positivo.
O resultado, no entanto, enterrou qualquer perspectiva. As críticas negativas ao longa-metragem — que apontaram falta de originalidade e atuação pouco convincente de Diesel — somadas ao impacto da pandemia impediram o avanço do projeto. Passados cinco anos, não houve novidades sobre a adaptação de Harbinger e tudo indica que o universo Valiant nos cinemas não sairá do papel.
Hoje, Bloodshot permanece como um dos trabalhos menos lembrados de Vin Diesel. Caso queira assistir, o filme está disponível no catálogo da Netflix.
Fonte: adorocinema