A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), começou nesta segunda-feira (7) a coleta de dados para o Censo Educacional 2025.
O objetivo é levantar e atualizar as informações sobre a rede pública de ensino do município, com os trabalhos se estendendo até 16 de julho no Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET VG).
O Censo Escolar, principal pesquisa estatística da educação básica no país, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, envolvendo todas as escolas públicas e privadas do Brasil. O levantamento abrange desde o ensino regular até a educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.
Técnicos administrativos da SMECEL, com o apoio dos diretores das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), são os responsáveis por coletar e registrar os dados diretamente no site do Inep. Os declarantes devem preencher os formulários online no Sistema Educacenso ou migrar os dados. Nesta etapa, o Inep apura informações sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.
Atualmente, cerca de 33 mil crianças e adolescentes estão matriculados nas escolas municipais de Várzea Grande. Essas e outras informações coletadas serão tabuladas e encaminhadas ao Inep.
Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, o censo é estratégico para fortalecer as políticas públicas educacionais do município. “É uma forma de ajudar a conseguir recursos para os investimentos de Várzea Grande, por meio dos dados catalogados pelo Censo da Educação. Com isso, vamos garantir mais projetos para o fortalecimento da rede de ensino do Município”, pontuou o secretário.
Fonte: cenariomt