TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Mato Grosso Várzea Grande

Várzea Grande finaliza campanha com mais de 36 mil atendimentos: um resultado incrível!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande encerrou a campanha Outubro Rosa 2025 com um balanço positivo e resultados expressivos nas ações de prevenção e promoção da saúde da mulher. Ao longo da campanha foram contabilizados mais de 36 mil atendimentos.

Além das atividades nas unidades e nos espaços públicos, as equipes da Secretaria de Saúde também atenderam demandas externas, fortalecendo o trabalho em rede com outras instituições.

[Continua depois da Publicidade]

E o saldo foi surpreendente: 14.667 atendimentos médicos, 6.936 atendimentos de enfermagem, 1.786 atendimentos odontológicos, 935 coletas de preventivo, 10.886 vacinas aplicadas e 1.315 solicitações de mamografia — somando mais de 36 mil atendimentos realizados em todo o Município.

A Saúde municipal intensificou as estratégias de chamamento das mulheres que aguardavam há anos na fila para a realização de mamografias, além de uma série de atividades realizadas nas unidades básicas e em espaços públicos do Município.

[Continua depois da Publicidade]

O lançamento oficial da campanha ocorreu no dia 6 de outubro, na clínica FEB Saúde, onde foram realizados exames de mamografia. Também foi realizado – em todas as unidades de saúde do Município – um grande mutirão de atendimento voltado à saúde da mulher, com vacinação, coleta de preventivos (CCO), atendimento odontológico, consultas médicas e liberação de pedidos de mamografia.

Entre as participantes, Maria das Graças Silva, moradora do bairro Jardim Imperial, comemorou a oportunidade de finalmente realizar o exame que esperava há dois anos.

“Eu estava na fila desde 2023 e agora consegui fazer minha mamografia. Fui muito bem atendida e estou aliviada, porque a gente sabe que quanto mais cedo descobre, mais chances tem de se curar”, contou.

AÇÕES EXTERNAS – A equipe da Unidade de Saúde da Família Laurentino Paulo Cerqueira, do bairro Água Limpa, estive na Instituição de Acolhimento de Meninas de Várzea Grande promovendo uma ação especial em alusão ao Outubro Rosa. A atividade contou com a presença da equipe da unidade e também, das acadêmicas do 7º período do curso de medicina da Universidade de Várzea Grande (Univag). Elas estavam acompanhadas pela professora doutora Gabrielle Chaves de Souza, onde ministraram uma palestra educativa sobre prevenção do câncer de colo de útero, vacinação HPV, prevenção do câncer de mama e autoexame das mamas, prevenção ao uso de drogas e métodos contraceptivos.

Após a palestra, foi promovida uma roda de conversa em um ambiente acolhedor e de escuta qualificada, onde as adolescentes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências. Na ocasião, também foram administrada vacina da HPV, conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde.

ENCERRAMENTO – O encerramento das atividades ocorreu na última sexta-feira (31), no Várzea Grande Shopping, em parceria com o Hospital Santa Rosa, que mantém uma unidade no local. A ação ofereceu testes rápidos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação e palestra orientativa sobre o autocuidado. Durante o evento, muitas pessoas que passavam pelo shopping aproveitaram para verificar a saúde e receber orientações.

Foi o caso de Pedro Churtz, natural de Farroupilha (RS), que havia acabado de chegar a Cuiabá para um passeio no Pantanal e aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e a glicemia.

“Essas ações são importantíssimas para a população. Ter a saúde em local público facilita. E para nós, que saímos de um estado com muito frio e chegamos à Cuiabá, onde a temperatura é mais elevada, é bom checar se está tudo certo para o passeio”, comentou com um sorriso.

A ação no shopping contabilizou mais de 400 atendimentos, sendo, 263 testes rápidos, 76 doses de vacinas administradas, 65 aferição de pressão arterial,  58 testes de glicemia capilar.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Janaína Pinheiro, destacou o empenho das equipes e a importância da mobilização. “O Outubro Rosa é uma das campanhas mais emblemáticas do SUS porque reforça o papel da Atenção Primária como porta de entrada para o cuidado integral da mulher. Nossas equipes não apenas realizaram atendimentos nas unidades, mas também atenderam demandas de empresas e instituições que solicitaram ações extramuros. O resultado é fruto do trabalho coletivo e do compromisso de toda a rede com a saúde feminina”, afirmou Janaína.

Com o encerramento do Outubro Rosa, a Secretaria reforça que o cuidado com a saúde da mulher continua sendo prioridade durante todo o ano. As unidades de saúde seguem disponíveis para agendamento de exames e acompanhamento preventivo.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.