Em comemoração aos 158 anos de fundação de Várzea Grande, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT), lançou nesta quarta-feira (21) o documentário “Som da Raiz”. O evento ocorreu no Cineflix do Várzea Grande Shopping e resgata a história da Viola de Cocho e sua importância para a cultura local. A obra foi produzida pela Associação de Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT) com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A prefeita Flávia Moretti (PL) esteve presente e enfatizou a relevância de valorizar as raízes culturais da cidade. “Esse documentário é o pontapé inicial de um novo tempo para a cultura de Várzea Grande. Vamos usar as redes sociais, o YouTube, a internet, para fazer com que a nossa cultura viaje o mundo. É hora de divulgar o que temos de mais genuíno: os cururueiros, as redeiras, os nossos mestres da tradição popular”, destacou.
A prefeita também celebrou a emoção dos artistas ao se verem na tela grande, ressaltando o fortalecimento da cultura como uma “memória viva, memória que transcende”.
Durante o lançamento, mestres e mestras da viola de cocho e do ganzá participaram de uma caminhada cultural emocionante no corredor do cinema. Crianças também se apresentaram com danças de siriri e cururu, reforçando a transmissão oral e artística entre gerações.
Mario Quidá Neto, secretário da SMDETT, reforçou o apoio da gestão à cultura local. “Essa é mais uma ação de comemoração à nossa cidade, que resgata nossas raízes culturais. Cultura, turismo e economia precisam caminhar juntos, e a secretaria está totalmente à disposição para apoiar essas iniciativas”, afirmou.
Celi Minas Novas, presidente da AMFMT, expressou alegria com o resultado do projeto, destacando o merecido reconhecimento aos mestres da cultura popular. O vereador Samir Japonês (PL) também agradeceu aos artistas, ressaltando a importância de manter a tradição viva para as futuras gerações.
Fonte: cenariomt