Diante dos persistentes alagamentos que assolam os bairros Construmat, Carrapicho e Alameda, no Grande Cristo Rei, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), buscou apoio estadual em reunião ontem (28) com o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira. A urgência do encontro se justifica pelas recentes enchentes de domingo (27) – a segunda ocorrência de desalojados este ano –, que intensificaram a preocupação das autoridades municipais.
Acompanhada do secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Luiz Pereira, a prefeita Flávia Moretti expôs o agravamento da situação devido ao direcionamento da drenagem da Avenida da FEB para a área afetada. “A saturação do solo causa sérios alagamentos nos bairros Construmat e Alameda, e essa situação tende a se repetir, pois parte do sistema de drenagem da Avenida da FEB deságua nessa região. A instalação urgente de aduelas de concreto é crucial”, enfatizou a prefeita.
Ela também mencionou um projeto do Ministério Público que propõe intervenções desde a Lagoa do Jacaré até o bairro Carrapicho. “Solicitamos o orçamento completo desse projeto, pois não podemos mais tolerar o sofrimento dessas famílias. Agradeço a prontidão do secretário Marcelo em nos receber e sua disposição em ajudar. Precisamos de uma solução imediata”, concluiu.
O secretário Celso Luiz Pereira reforçou o apelo ao governo estadual para a instalação emergencial de aduelas de concreto nos córregos da região. “Precisamos urgentemente de apoio para instalar aduelas de concreto em toda a bacia do bairro da Manga, uma área crítica com demanda urgente por drenagem”, explicou.
Sensível à gravidade do problema, o secretário Marcelo de Oliveira solicitou à equipe técnica da prefeitura um levantamento detalhado dos pontos críticos, com coordenadas geográficas precisas. “Providenciaremos a compra das aduelas e as doaremos ao município. A instalação é viável”, garantiu Marcelo, que também questionou a regularidade das limpezas preventivas dos córregos.
A reunião contou com a participação de técnicos da Prefeitura de Várzea Grande e da Sinfra-MT, que debateram aspectos operacionais e a viabilidade dos projetos. Em outra frente, a prefeita Flávia Moretti também discutiu a recuperação da Avenida Mário Andreazza e melhorias na infraestrutura urbana do município. “Foi um encontro produtivo, com encaminhamentos importantes que podem transformar a vida de muitas famílias”, avaliou.
A Prefeitura de Várzea Grande agora se dedica à compilação das informações técnicas necessárias para formalizar os pedidos ao Estado e dar andamento à execução das obras.
Fonte: cenariomt