Na década de 1990, o Vale da Utopia servia como reduto para hippies que chegavam de todo o Brasil a Santa Catarina em busca de contato com a natureza.
Os mais místicos podem dizer que o lugar, situado entre a praia da Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira, é um ponto especial para se conectar com o cosmos. Fato é que a pequena praia entre dois morros, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, segue atraindo turistas de todos os cantos a Palhoça pela beleza natural do local.
Seja você um aventureiro ou um visitante buscando descanso em meio às badaladas praias catarinenses, incluir o Vale da Utopia em seu roteiro pelo litoral é uma ótima ideia.
Como chegar ao Vale da Utopia
O Vale da Utopia fica no município de Palhoça, a cerca de 40 km de distância do centro da cidade.
O acesso só é possível a pé, a partir de duas trilhas: uma com início na Praia da Guarda do Embaú, e outra na Praia de Cima, na Praia da Pinheira.
O trajeto pela Guarda do Embaú é recomendado aos mais acostumados com caminhadas. Leva cerca de 1h45 para percorrer os quase 5 km da trilha, que conta com subidas e descidas íngremes. A entrada fica no lado esquerdo da Praia.
Para os menos aventureiros, a dica é seguir pela Praia da Pinheira. A trilha que começa por lá tem apenas 1,5 km de extensão, que rendem meia hora de caminhada.
Há estacionamentos próximos à entrada de ambas as trilhas e a entrada é gratuita.
Entre o mar e o morro
A paisagem é o maior atrativo do Vale da Utopia. A pequena Praia do Maço, com apenas 50 metros de extensão, fica diante do vale com gramado verde e formações rochosas.
A água calma e cristalina faz do local um ponto perfeito para aproveitar o mar. Vale se programar para assistir o nascer do sol de um dos morros ao redor do lugar ou passar um dia à beira-mar.
Está proibido acampar no Vale da Utopia. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação ambiental de Santa Catarina, e as normas ambientais proíbem esse tipo de atividade no local.
Lembre de levar alimentação, além de protetor solar e água, claro, porque não há bares ou infraestrutura de apoio no Vale da Utopia. Leve embora todo e qualquer lixo produzido no caminho.
Oposta à Praia do Maço, fica a Prainha, outro ponto encantador da região. Querida especialmente pelos surfistas, a praia de 200 metros de extensão pode ser acessada por meio de uma trilha entre os morros. O mar é mais agitado, portanto, exige cuidado.
Dá para aproveitar o passeio e conhecer também a Pedra do Urubu. A entrada da trilha que dá acesso à formação fica na margem esquerda do rio, na Guarda do Embaú. A caminhada leva cerca de 20 minutos até o topo.
Fonte: viagemeturismo