Saúde

Vacinação contra Dengue para Profissionais de Saúde pelo SUS começa em fevereiro

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

O Ministério da Saúde anunciou que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária poderão ser vacinados contra a dengue a partir de 9 de fevereiro. A imunização será feita com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, com tecnologia totalmente nacional e esquema de dose única.

O público-alvo inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e equipes multifuncionais que atuam diretamente nas unidades básicas de saúde. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esses profissionais estão na linha de frente do atendimento a pacientes com sinais e sintomas da doença.

A vacinação será possível com a entrega de 1,1 milhão de novas doses até 31 de janeiro, garantindo a proteção dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. A vacina oferece cobertura contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

Estudos clínicos indicam eficácia global de 74%, com redução de 91% nos casos graves e proteção total contra hospitalizações provocadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Ampliação da produção

O governo federal planeja expandir gradualmente a vacinação em dose única para a população de 15 a 59 anos, conforme a disponibilidade de novas doses. Para acelerar a produção em larga escala, o Instituto Butantan firmou parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines.

Com o acordo, a expectativa é ampliar a fabricação do imunizante em até 30 vezes. A projeção do Ministério da Saúde é alcançar entre 25 e 30 milhões de doses ainda neste ano.

À medida que novas unidades forem entregues, a vacinação nacional deverá começar pelos adultos mais velhos, avançando gradualmente até os mais jovens. A intenção é incorporar a vacina de forma permanente ao calendário oficial de imunização.

O Instituto Butantan também recebeu autorização para avaliar a segurança da vacina em pessoas com mais de 60 anos. O recrutamento de voluntários dessa faixa etária já está em andamento.

Outras vacinas disponíveis

Além da Butantan-DV, o SUS disponibiliza gratuitamente a vacina QDenga para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses. O Brasil é o primeiro país a oferecer esse imunizante em seu sistema público de saúde.

O Ministério da Saúde adquiriu 18 milhões de doses da QDenga para os anos de 2026 e 2027, permitindo a distribuição para todos os municípios brasileiros. Desde 2024, cerca de 10 milhões de doses já foram aplicadas em crianças e adolescentes.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.