Notícias

Vacinação contra Brucelose em MS e MT: Último dia para imunização

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso têm até amanhã (31) para vacinar suas bezerras de três a oito meses contra a brucelose. Além da imunização obrigatória, o pecuarista deve realizar o registro junto a agência fiscalizadora de cada estado.

A marcação que segue o padrão nacional: B19 – número “5” e RB51 – letra “V” no lado esquerdo da face, deve ser  feita por médicos veterinários ou vacinadores sob responsabilidade da fazenda. 

A brucelose é uma doença que afeta o rebanho bovino e pode trazer prejuízos sanitários e econômicos. A ausência dos registros que compõem os indicadores de cobertura vacinal acendem um alerta sanitário nos dois estados.

A falta de registro pode resultar em autuação, além de deixar a propriedade irregular e impedir o trânsito de animais, afetando diretamente a rotina produtiva e comercial das fazendas.

Cenário em MS

De acordo com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) de Mato Grosso do Sul, mais de 1.800 atestados ativos ainda não haviam sido registrados até 15 de dezembro.

O registro de vacinação contra a brucelose deve ser feito exclusivamente no e‑Saniagro. Em caso de dúvidas o produtor pode entrar em contato com a Unidade Local da Iagro mais próxima.

Consulte as unidades disponíveis aqui

Cenário em MT

No estado de Mato Grosso, cerca de 2 milhões de animais estão dentro da faixa etária obrigatória, dentro de um rebanho total estimado em 32,1 milhões de cabeças.

De acordo com o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), responsável pela campanha, a falta de vacinação acarretará no pagamento de uma UFP/MT (Unidade Padrão Fiscal) por animal, que equivale a R$ 253,90.

A vacinação deve ser realizada até o último dia deste ano, mas o produtor rural tem até dia 05 de janeiro de 2026 para ter o atestado em mãos em MT.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.