O início da vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em São Paulo registrou a imunização de 624 gestantes no sábado (6), de acordo com informações da prefeitura. A aplicação é destinada a mulheres a partir das 28 semanas de gestação, garantindo a transferência de anticorpos aos bebês.
A estratégia busca proteger recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período em que estão mais vulneráveis a infecções graves provocadas pelo VSR. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo, a medida reforça a proteção dos menores de 6 meses, faixa etária mais suscetível a complicações.
O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos episódios de pneumonia em crianças menores de dois anos, conforme dados do Ministério da Saúde.
A partir desta segunda-feira (8), a vacina passa a ser aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), das 7h às 19h. Para receber a dose, a gestante deve apresentar documento de identificação e comprovante das 28 semanas de gestação emitido durante o pré-natal.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






