A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação da indicação da vacina Gardasil 9, que agora também poderá ser utilizada na prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço relacionados ao HPV.
Até então, o imunizante era recomendado para prevenir câncer do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus, além de lesões pré-cancerosas, displasias, verrugas genitais e infecções persistentes provocadas pelo vírus.
Com a nova autorização, a vacina passa a ser indicada para crianças, homens e mulheres entre 9 e 45 anos. A Anvisa reforça que a imunização deve ocorrer, preferencialmente, antes do início da vida sexual, uma vez que o HPV é transmitido principalmente por meio de relações sexuais.
Segundo a agência, a decisão está baseada na capacidade da vacina de prevenir infecções persistentes pelos tipos oncogênicos do vírus, reconhecidos como os principais responsáveis por esses tumores, além da comprovação de uma resposta imunológica consistente contra essas variantes.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






