Grupo do Whatsapp Cuiabá
Turismo

Paris anuncia: Abertura da Olimpíada será realizada às margens do Rio Sena

2024 word3

Desde a primeira edição moderna, em 1896, os Jogos Olímpicos mudaram muito em tamanho, pompa e atenção recebida pelo mundo. Mas, com um número maior ou menor de atletas e efeitos especiais, algo se manteve em todas as edições: a cerimônia de abertura, com o desfile das delegações e o acendimento da pira olímpica, acontecia em um estádio. Em Paris 2024, não será assim: a cerimônia inédita vai ocorrer integrada à cidade, em pleno Rio Sena.

Marcada para 26 de julho, a cerimônia inaugural das Olimpíadas atrai desde que os organizadores anunciaram um modelo completamente distinto de tudo o que já foi visto nos 128 anos anteriores. Sem limitar as apresentações a um único recinto, a abertura não apenas vai colocar uma das cidades mais visitadas do mundo na vitrine, como será a maior da história: já que não será preciso concentrar o público em arquibancadas de um estádio, os espectadores ficarão espalhados ao longo da extensão do rio.

Como vai funcionar o trajeto da abertura

O desfile das delegações vai percorrer o Sena ao longo de seis quilômetros, na direção -oeste, com cada uma das delegações tendo direito a barcos próprios para celebrar o começo dos Jogos. O caminho culmina no Trocadéro, a área localizada na margem oposta do rio em relação à Torre Eiffel. Lá, também ocorrerão os protocolos finais da cerimônia, que incluem o içamento de bandeiras, juramentos e a tão esperada chegada da tocha.

A expectativa é que cerca de 10,5 mil atletas de quase delegações estejam presentes na abertura, e pelo menos meio milhão de espectadores ao longo dos quilômetros nas duas margens do Sena. Em grande parte do trajeto, inclusive, será possível assistir à cerimônia sem pagar – haverá venda de bilhetes somente para acessar arquibancadas na parte inferior, mais próxima à água e aos atletas, em um trecho entre as pontes Austerlitz e Iéna.

Confira mais informações no site oficial.

Como acompanhar a cerimônia e as Olimpíadas

Não se perca no fuso horário: como está no verão, a França estará cinco horas à frente de Brasília no começo dos Jogos. A maioria dos eventos esportivos, portanto, acontecerá entre a madrugada e o final da tarde por aqui. Já a cerimônia de abertura começa às 14h30 de Brasília, e deve durar cerca de quatro horas, entre espetáculos, desfile das delegações e atos protocolares.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam oficialmente em 26 de julho, embora alguns esportes já tenham seus eventos iniciais ao longo da semana prévia à abertura – as disputas do futebol masculino e do rúgbi são as primeiras e começam dois dias antes. A disputa depois segue por duas semanas, até 11 de agosto, distribuindo medalhas em 329 eventos de 32 esportes.

No Brasil, é possível assistir aos Jogos de Paris 2024 de diferentes maneiras. Pela TV aberta, a Globo dominará as transmissões, também oferecendo alternativas na rede fechada através do SporTV. Por , a emissora disponibilizará 40 sinais pelo Globoplay, e também será possível acompanhar pela Cazé TV, disponível gratuitamente por YouTube e Twitch, e sem custos adicionais para assinantes do Amazon Prime.

Leia tudo sobre Paris

Busque hospedagem em Paris

Veja as melhores opções de voos para Paris

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.