Turismo

Ópera de Arame: Construção do icônico teatro em apenas 75 dias em Curitiba

2024 word1

O Teatro Ópera de Arame, localizado em Curitiba, capital do Paraná, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Com detalhes em tubos de aço – que remetem a arames, daí o nome – e placas de vidro, o local rapidamente se tornou popular por sua arquitetura única, pela possibilidade de contato direto com a natureza e por uma cultural diversa.

Inaugurado no começo de 1992, o teatro foi projetado pelos arquitetos Domingos Bongestabs e Abrão Assad. A concepção original do projeto, mesmo com reformas aos longo dos anos, continua sendo um dos grandes atrativos para conhecer o espaço mesmo em dias sem eventos: a integração com o ambiente ao redor, com vistas que incluem lagos, cascatas e vegetação exuberante são razões suficientes para uma visita.

Construção “a jato”

Quem olha para a grande estrutura, capaz de receber até 1.500 pessoas, nem imagina que o teatro foi construído em 75 dias. A criação da Ópera de Arame fez parte de um projeto maior de revitalização da região da Pedreira Paulo Leminski, uma área que no passado havia sido utilizada para a extração de pedras e fabricação de asfalto.

Com a desativação das pedreiras, a Prefeitura de Curitiba decidiu transformar o local em um complexo cultural e de lazer. O objetivo era criar um espaço multifuncional que pudesse receber diversos tipos de eventos, ao mesmo tempo em que preservava e recuperava o meio ambiente em uma área antes ocupada por maquinário pesado.

Catálogo de atividades

O teatro Ópera de Arame é um importante espaço cultural em Curitiba, acolhendo uma ampla variedade de eventos, como peças de teatro, concertos, óperas, balés, exposições de arte e outros espetáculos artísticos (do popular ao clássico). Um dos pontos altos, destacado por quem faz performances no local, é a acústica do espaço.

A entrada do auditório é feita por uma passarela sobre o lago, proporcionando uma vista panorâ do ambiente. No subsolo da estrutura, logo abaixo da plateia, também há um restaurante na beira do lago, o Ópera ArteO complexo ainda conta com um palco flutuante, onde ocorre o Vale da Música, um projeto com apresentações permanentes de música instrumental.

Além dos eventos culturais, o teatro disponibiliza visitas guiadas, permitindo aos visitantes aprender mais sobre a história e a arquitetura do local, bem como sobre os eventos que ocorrem ali.

Localizado no Parque das Pedreiras, o teatro está inserido em um grande cenário ao ar livre, oferecendo alternativas para quem curte a natureza, com trilhas para caminhadas e áreas de lazer. O parque também abriga a Pedreira Paulo Leminski, que costuma receber os grandes que passam por Curitiba, com capacidade de público muito superior à do teatro vizinho.

Serviço

O Ópera de Arame fica na Rua João Gava, 920, no bairro Abranches. O teatro está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, e há cobrança de entrada na bilheteria do local (R$ 15). Os horários de funcionamento podem variar dependendo dos eventos realizados no local. O roteiro do ônibus da Linha Turismo faz uma parada no teatro. Mais informações no site oficial.

Leia tudo sobre Curitiba

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.