A tradicional Festa da Achiropita, no bairro do Bixiga, em São Paulo, será realizada em todos os finais de semana entre 3 de agosto e 1º de setembro. O evento, que tem entrada gratuita, é uma celebração realizada para arrecadar fundos para os projetos sociais da Paróquia Nossa Senhora Achiropita e contará com mais de mil voluntários.
São mais de 30 barracas que servem receitas tradicionais italianas, como macarronada, polenta, pizza e a famosa fogazza, uma espécie de pastel italiano com vários recheios e que faz muito sucesso durante a festa, com filas longas. Além disso, doces como bombons, cannoli, trufas e tortas também adoçarão os dias.
Ver essa foto no Instagram
A festa, que começa às 18h aos sábados e às 17h30 aos domingos, costuma lotar rápido. As celebrações se concentram na Rua 13 de Maio, onde fica a Paróquia, e as adjacentes Rua São Vicente e Dr. Luís Barreto.
Se preferir evitar a muvuca, é possível comprar convites para a Cantina da Achiropita, uma área reservada com sistema de buffet. Está incluso no ingresso de R$ 165 a mesa de antepastos e macarrão spaghetti e penne à vontade. Também acontecerão shows com danças e músicas italianas no espaço.
Os convites para a Cantina devem ser comprados por meio do aplicativo Achiropita (disponível para iOS e Android). Vale lembrar que a Cantina tem horário diferente do restante da festa: aos sábados das 20h à 0h e aos domingos das 19h30 às 23h30.
história
A adoração à Nossa Senhora Achiropita veio junto com os imigrantes italianos que vieram a São Paulo e se fixaram no bairro do Bixiga. Um deles trouxe uma imagem da Santa, que ficava dentro da sua casa, e os moradores da região se reuniam ali para fazer novenas em sua homenagem.
As primeiras comemorações em homenagem à Nossa Senhora da Achiropita em São Paulo aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 1910, já que o dia da Nossa Senhora Achiropita é celebrado no dia 15. O objetivo era arrecadar fundos para construir uma pequena capela na região, onde é hoje a Paróquia Nossa Senhora Achiropita.
Mesmo após a construção do pequeno altar, as celebrações seguiram para arrecadar dinheiro para melhorias da Igreja, que se tornou paróquia em 1926. Hoje, o lucro da festa é utilizado para custear os projetos sociais da Paróquia.
As celebrações foram interrompidas durante a Segunda Guerra Mundial por conta da perseguição aos italianos durante o governo de Getúlio Vargas, mas foi retomada na década de 1950, e segue sendo um sucesso de público até hoje.
Serviço
98ª Festa da Achiropita
Quando? de 3 de agosto a 1º de setembro, aos sábados das 18h à 0h e domingos das 17h30 às 22h30
Quanto? Entrada gratuita.
Onde? Rua 13 de Maio, 478 – Bixiga, São Paulo.
Fonte: viagemeturismo