Sophia @princesinhamt
Turismo

Diferença entre item pessoal e bagagem de mão: saiba como escolher o que levar

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Antes de viajar de avião, seja a trabalho ou lazer, a bagagem costuma render um estresse a mais, motivado pelas taxas que podem surgir com a necessidade de um possível despacho por conta de peso ou tamanho.

A legislação indica que o passageiro tem direito a levar dois volumes na cabine: a bagagem de mão e o item pessoal. ó que a nomenclatura é vaga e está longe de ser intuitiva, o que pode gerar uma certa confusão na organização da viagem.

Qual a diferença entre item pessoal e bagagem de mão?

As principais diferenças estão no local onde será transportado e o tamanho máximo de cada tipo de carga. Em geral, a bagagem de mão costuma ser utilizada para transportar roupas e é levada no compartimento acima dos assentos dos passageiros, com o tamanho máximo de 55cm x 40cm x 25cm e peso limite de 10kg.

Já o item pessoal, que também é conhecido como mochila de viagem, deve ser pequeno o suficiente para caber embaixo do assento à frente do passageiro. Mesmo que a legislação não defina um limite exato, algumas companhias aéreas divulgam os limites estabelecidos por cada empresa. Na prática, porém, é raro que mochilas sejam verificadas com o mesmo rigor de bagagens com características de “mala”.

Latam e Azul utilizam as mesmas medidas para o item pessoal, sendo 35cm x 25cm x 40cm em tamanho e 2kg de peso. Em geral, esse espaço costuma levar itens pessoais e mais frágeis, como notebooks, documentos, câmeras fotográficas, itens de higiene ou passatempos para o período do voo.

Essas diretrizes foram definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ou seja, são válidas em voos nacionais. Em viagens para outros íses, a melhor tática é verificar as regras da companhia aérea ou do país a que a empresa está vinculada.

Dá pra levar as duas coisas?

Sim! As normas brasileiras permitem que o passageiro leve tanto uma bagagem de mão quanto um item pessoal. O que não quer dizer que isso não cause problemas na hora de embarcar, já que é comum surgir a necessidade de despachar as bagagens de mão devido à falta de espaço.

E como escolher a forma de transportar os itens pessoais?

Aqui no Brasil não há restrição na forma de transporte, ou seja, pode ser uma sacola, ecobag, mochila, bolsa de fraldas ou qualquer outra , desde que caiba no espaço abaixo do banco. No entanto, recomenda-se que a escolha seja feita pensando em facilitar o manuseio e transporte, priorizando um material leve e maleável.

Leia tudo sobre Manual do Viajante

 

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.