Aliado na hora de planejar um roteiro pela Europa, o site ChronoTrains permite consultar, por meio de um mapa, todas as cidades europeias em que é possível chegar de trem partindo de um destino em um período de até oito horas.
Vamos supor que o seu ponto de partida seja Amsterdã. A plataforma indica que é possível ir de trem a Roterdã em uma hora; a Bruxelas ou antuérpia em duas horas; a Paris, Londres ou Frankfurt em quatro horas; e a Berlim ou Marselha em oito horas.
É possível fazer o mesmo procedimento partindo de milhares de estações de trem na Europa, considerando o tempo máximo que você deseja gastar no deslocamento. A informação fica bem visual por meio de um mapa interativo.
Após selecionar a quantidade máxima de horas que você pretende passar no trem, todas as estações em que é possível chegar nesse tempo são marcadas em colorido. O site também informa se a viagem é direta ou com conexão, exibe o preço da passagem mais baixo para o destino e indica três plataformas parceiras para fazer a compra.
Há algumas ressalvas importantes. O tempo é uma estimativa feita pela empresa de transporte ferroviário alemã Deutsche Bahn, e na prática pode mudar. Por isso, é importante checar se o percurso realmente leva aquela quantidade de horas.
Outra questão é que grande parte dos países da Europa tem suas estações cadastradas no site, mas há exceções. Estações em Andorra, Albânia, bósnia e Herzegovina, Bielorrússia, Estônia, Letônia, Montenegro e Rússia não estão disponíveis na base de dados do ChronoTrains.
Fonte: viagemeturismo