Turismo

Descubra onde encontrar os melhores pães de queijo em São Paulo!

2024 word3

Polvilho (doce ou azedo), gordura (em geral, óleo, mas há quem prefira banha de porco), ovos, leite e queijo. Com a junção desses ingredientes faz-se um dos petiscos mais aclamados – e consumidos – do país: o pão de queijo! 

Essa deliciosa receita teria nascido em Minas Gerais, no século 18, devido à abundância nas fazendas mineiras de dois dos principais ingredientes, o polvilho e o queijo. De preparo fácil e rápido, era um quitute que costumava ser oferecido às visitas, quentinho. 

Levou um tempo para que esse pãozinho ganhasse o país – sua popularização se deu a partir dos anos 1950. Mais recentemente, surgiram variações que o deixaram, digamos assim, com um ar mais gourmet, dependendo do tipo de queijo adicionado e também da forma de apresentá-lo, com recheios variados. 

Se deu água na boca, vamos ao que interessa: uma seleção de estabelecimentos em São Paulo onde é possível saborear pães de queijo feitos no capricho e alguns toques especiais. Estão nesta lista: A Baianeira, Café Zinn, Conceição Discos & Comes, Empírico Café, Fazemos Pão Padaria Artesanal, Formaggio Mineiro, Pão de Queijo da Dona Zelda, Pão de Queijo Haddock Lobo, Rubaiyat e Taboa. E ainda há um bônus para os veganos: Purana.co.

Vale conferir as delícias que saem do forno nesses estabelecimentos. Aos pães de queijo!

A Baianeira

Avenida Paulista, 1578, 2º subsolo (Masp) – Cerqueira César – (11) 3266-6864; Rua Dona Elisa, 117 – Barra Funda – (11) 2538-0844 – @abaianeira 

Queijo de Almenara, cidade mineira do Vale do Jequitinhonha, onde nasceu a chef Manuelle Ferraz, dona do , é a alma do quitute de casquinha firme e miolo macio. Na unidade da Barra Funda, além do pão de queijo tradicional é possível consumi-lo com diversos recheios: requeijão de corte, requeijão cremoso, vinagrete de abobrinha e queijo de cabra e carne de panela. No restaurante do Masp (premiado como melhor brasileiro pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2021), ele comparece em duplinha: um recheado com vinagrete de abobrinha e queijo de cabra e outro com carne de panela e ovo caipira. 

A Baineira: belo recheio com carne de panelaA Baineira: belo recheio com carne de panela
A Baineira: belo recheio com carne de panela (Ligia Skowronski/Veja SP)

Café Zinn

Rua Haddock Lobo, 1574 – Jardim Paulista – (11) 93249-1268 – @ocafezinn

Bem acomodado em uma das mesas do salão interno ou no agradável jardim de teto retrátil nos fundos, o cliente pode escolher entre duas receitas de pão de queijo: o xodózinn feito com queijo Canastra ou o maciozinn de tapioca, parmesão e linhaça. Ambos podem ser recheados com opções como a que combina rosbife, rúcula selvagem, maionese verde da casa e requeijão de tacho.

Conceição Discos & Comes

Rua Imaculada Conceição, 151 – Santa Cecília – (11) 3477-4642 – @conceicaodiscos

No ambiente colorido, a chef e dona do estabelecimento Talitha Barros recebe os fãs sempre junto do fogão, colocado atrás do balcão. Sua versão de pão de queijo tem miolo denso e casquinha dourada. É possível incrementá-lo com recheio de e, quem preferir, pode pedir para acrescentar um ovo. 

Conceição Discos: vem com pernil e ovo de gema moleConceição Discos: vem com pernil e ovo de gema mole
Conceição Discos: vem com pernil e ovo de gema mole (Fernando Moraes/Veja SP)

Empírico Café

Rua Piauí, 103 – Higienópolis – (11) 97210-1372  – @empiricocafesp

Instalada em um casarão centenário, a cafeteria conquista fregueses não apenas com o aroma de cafés especiais, com grãos torrados na casa, mas também com seu pão de queijo. Bem “queijudo”, o salgadinho é preparado com receita própria, que inclui queijo cura da Fazenda Atalaia, creme de leite fresco e quantidade generosa de polvilho azedo. 

Empírico Café: bem “queijudo” e leva queijo meia cura da Fazenda AtalaiaEmpírico Café: bem “queijudo” e leva queijo meia cura da Fazenda Atalaia
Empírico Café: bem “queijudo” e leva queijo meia cura da Fazenda Atalaia (Ligia Skowronski/Veja SP)

Fazemos Pão Padaria Artesanal

Rua Simão Álvares, 121 – Pinheiros – (11) 94159-0349 – @fazemos.pao

Ovos caipiras orgânicos, leite de vacas que se alimentam no pasto e bastaaante queijo da Serra da Canastra estão entre os ingredientes que fazem o sucesso do pão de queijo da padaria. Sob a casquinha crocante, descobre-se o interior aromático e saboroso.  

Fazemos Pão: elaborado com muito queijo da Serra da CanastraFazemos Pão: elaborado com muito queijo da Serra da Canastra
Fazemos Pão: elaborado com muito queijo da Serra da Canastra (//Divulgação)

Formaggio Mineiro

Rua Otávio Tarquínio de Souza, 283 – Campo Belo – (11) 96620-3139 – E mais nove endereços – @formaggiomineiro

Quem chega para experimentar o quitute é recepcionado com cafezinho na xícara de ágata e provinhas de produtos à venda na loja, como doce de leite e goiabada. Mas as estrelas são mesmo os pãezinhos com muito queijo – pedaços de queijo meia cura e de parmesão representam 40% da massa. Eles podem ser adquiridos em pacotes congelados ou assados na hora para consumo no . Tem ainda as versões multigrãos, gorgonzola, goiabada, chipa três queijos e até um pão de queijo de chocolate belga, com quatro tipos de chocolates na massa.

Formaggio Mineiro: pedaços de queijo meia cura e de parmesão compõem 40% da massaFormaggio Mineiro: pedaços de queijo meia cura e de parmesão compõem 40% da massa
Formaggio Mineiro: pedaços de queijo meia cura e de parmesão compõem 40% da massa (Filipe Pereira/Veja SP)

Pão de Queijo Dona Zelda

Avenida Ipiranga, 200, loja 76 (Copan) – (31) 99781-8118 – @dona.zelda 

Dona da marca, a advogada Athená Rodrigues prepara o famoso salgado seguindo uma receita tradicional da avó, Zilda (chamada de Zelda pelo marido).  O segredo da casquinha crocante e do interior denso e macio é misturar queijos da Serra da Canastra com diferentes tempos de maturação (quinze dias, três meses e um ano). Além do tradicional, há versões recheadas, como a que leva queijo Canastra derretido (a mais vendida) ou a de queijo e molho de defumado. 

Dona Zelda: a receita leva queijos Canastra com diferentes tempos de maturaçãoDona Zelda: a receita leva queijos Canastra com diferentes tempos de maturação
Dona Zelda: a receita leva queijos Canastra com diferentes tempos de maturação (Gabriela Del’Moro/Veja SP)

Pão de Queijo Haddock Lobo

Rua Haddock Lobo, 1408 – Cerqueira César – (11) 3088-3087 – @paodequeijohaddocklobo

Dedicada ao quitute há mais de cinquenta anos, a marca prepara os levíssimos pãezinhos artesanalmente, incorporando ingredientes como polvilhos doce e azedo e queijo meia-cura. São boleados para “estourarem” ao assar, o que os faz assumir formatos irregulares (não o tradicional redondinho). Há duas unidades nos shoppings Pátio Higienópolis e Iguatemi.

Rubaiyat

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2954 – Itaim Bibi – (11) 3165-8888 – @rubaiyatbrasil

Grande recordista de premiações na história do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, a churrascaria é o lugar ideal para saborear carne na cidade e também pão de queijo. O salgadinho chega à mesa entre os itens do couvert e em duas versões. Uma é massudinha e macia e a outra, daquelas de vento, de interior areado.

Taboa

Rua Medeiros de Albuquerque, 313 – Vila Madalena – (11) 97450-8187 – @taboaoficial

O pão de queijo feito no restaurante segue uma receita da família da chef Carla Costa, uma das sócias. O ingrediente principal é o queijo da Serra da Canastra que vem direto de São Roque de Minas (MG), assim como o polvilho. Uma das criações da casa, que tem boa saída como entrada, é o pão de queijo com costelinha. 

Taboa: uma das criações da casa é o pão de queijo com costelinhaTaboa: uma das criações da casa é o pão de queijo com costelinha
Taboa: uma das criações da casa é o pão de queijo com costelinha (Ricardo D’Angelo/Veja SP)

Bônus 

Purana.co

Rua Cônego Eugênio Leite, 840 – Pinheiros – (11) 95225-8606 – @purana.co

Um dos restaurantes plant based da cidade (premiado como melhor vegano na categoria comidinha de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2019), o Purana.co também tem sua versão de pão de queijo. Batizados de pãezinhos do amor, são feitos com mandioquinha, polvilhos doce e azedo, flocos de amaranto, azeite, levedura nutricional, cúrcuma e sal do Himalaia. Quem desejar incrementar o sabor, pode pedir para vir junto requeijão de castanha de caju. 

Purana: requeijão de castanha de caju para incrementar o saborPurana: requeijão de castanha de caju para incrementar o sabor
Purana: requeijão de castanha de caju para incrementar o sabor (Romero Cruz/Veja SP)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

 

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.