Grupo do Whatsapp Cuiabá
Turismo

Descubra o Melhor de Boa Viagem em Recife: Atrações, Restaurantes e Hospedagem

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

Entre pontes e prédios históricos mil, Recife é uma das cidades mais vibrantes do Nordeste. Ainda que as praias das vizinhas Porto de Galinhas e Tamandaré tenham mais fama, a orla da cidade também tem o seu encanto, como prova a Praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. 

O sofisticado bairro homônimo concentra não só a rede hoteleira recifense, como também muitos bares e restaurantes. Por lá, a Feirinha de Boa Viagem e o Parque Dona Lindu são atrações imperdíveis, além do agitado calçadão de oito quilômetros e das areias douradas. 

Nas lentes do cineasta Kléber Mendonça Filho, Boa Viagem ganhou as telas do cinema. A Rua do Setúbal é cenário do enredo penetrante de O Som ao Redor (2012). Já na Avenida Boa Viagem, fica o edifício Oceania, cenário do drama sobre especulação imobiliária, Aquarius (2016), que tem similaridades com a situação da região, onde muitos prédios foram erguidos em frente ao mar.

Antes de cair na água, preste atenção às placas que alertam para o perigo de ataques de tubarão. Alguns dos a serem tomados são nadar apenas nas marés baixas, quando se formam as piscinas naturais, e sempre perto da faixa de areia, sem ultrapassar a barreira de recifes.

Praia de Boa Viagem, Recife, PernambucoPraia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco
Placas indicam perigo de ataque de tubarão (Raul/Wikimedia Commons)

Como chegar à Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem está a dez quilômetros de distância do Centro Histórico de Recife. Ao sul, é delimitada pela Praia de Piedade e, ao norte, pela Praia do Pina.

A praia está a apenas três quilômetros do Aeroporto de Recife, em Jaboatão dos Guararapes. De táxi ou , você chega em 15 minutos no destino saindo pela Avenida Mascarenhas de Moraes.

O é outra opção. A linha 033 é a melhor opção se a Praia de Boa Viagem for seu único destino. Pegar a linha 042 vale para quem quiser ir no Shopping Recife ou até o Centro da cidade, onde o ônibus também faz paradas. A passagem custa entre R$ 3,45 e R$ 4,30.

O que fazer na Praia de Boa Viagem

Praia

Além de azuis, as águas da praia são quentinhas e fazem um belo par com a areia clara entre coqueiros. Um conjunto de recifes protege a orla e garante que as ondas sejam fracas. Quando a maré está baixa, são formadas piscinas naturais e é possível caminhar sobre a barreira. Estar atento à tábua de marés (consulte aqui) é importante também para se precaver dos ataques de tubarão. É recomendado nadar sempre perto da faixa de areia e nunca ultrapassar os recifes.

Na orla, há um calçadão de oito quilômetros com ciclovia, equipamentos de ginástica e quiosques, onde você pode petiscar e tomar água de coco enquanto pega um sol. A região é totalmente urbanizada, com muitos edifícios residencias, mas, por ter uma grande extensão, é como se comportasse várias praias dentro de uma.

Praia de Boa Viagem, Recife, PernambucoPraia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco
As caminhadas tem uma vista maravilhosa (Sitenl/Wikimedia Commons)

A Praia de Boa Viagem começa no limite com a cidade de Jaboatão dos Guararapes, em frente ao Hospital da Aeronáutica do Recife. Se você pretende ficar nessa região, não se esqueça da canga, porque o mais indicado aqui é não entrar no mar: não há recifes para proteger os banhistas de possíveis ataques de tubarão. Essa região é chamada de Setúbal, a mais próxima do Aeroporto de Recife.

Mais em frente, na altura do Hotel Atlante Plaza, se formam as famosas piscinas naturais e está liberado se refrescar na água. O centro da praia concentra os hotéis e o movimento, especialmente em frente ao Edifício Acaica, símbolo do modernismo pernambucano. É a região perfeita para praticar esportes, de preferência em uma das quadras poliesportivas e de tênis instaladas na orla.

O fim da praia, na região norte chamada de Pina, é mais descolado, mas continua com o agito e o mar de quiosques e vendedores ambulantes.

Praia de Boa Viagem, Recife, PernambucoPraia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco
Início da Avenida de Boa Viagem (Portal da Copa/ME/Wikimedia Commons)

Jardins

Entre o centro e o Pina, há três áreas de lazer em frente a orla, na Avenida Boa Viagem, chamadas de Jardins. As praças foram projetadas na década de 1970, por Domingos Ferreira.

O Primeiro e o Terceiro Jardins possuem características semelhantes, como bancos, esculturas e pouco movimento. Na orla em frente ao Primeiro Jardim, há um parquinho com balanços e escorregadores de madeira para as crianças. Já o Segundo Jardim funciona como o centro das outras praças por ser o que possui mais atrativos e recebe mais visitantes. Por lá, um letreiro com a expressão “OXE!” faz parte da paisagem de quiosques, bares, sorveterias, estação de bicicleta, pista de cooper e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Parque Dona Lindu

O parque em Setúbal tem duas obras assinadas por Niemeyer: uma marquise sinuosa e dois blocos de concreto cilíndricos. Em um deles está o Teatro Luiz Mendonça; no outro, a Galeria Janete Costa, onde ocorrem mostras e espetáculos infantis. A área verde tem esculturas, quadras, playground, pista de caminhada e de skate. Em junho, o parque sedia uma festa de São João. Os pets se divertem no ParCão que conta com conjuntos de obstáculos, assentos e bebedouros.

Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife, PernambucoParque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife, Pernambuco
Parque fica à beira-mar de Boa Viagem (Abdias Jr/Wikimedia Commons)

Pracinha de Boa Viagem 

No centro da Praia de Boa Viagem, a Pracinha é o melhor lugar para levar uma lembrancinha para casa. Todos os dias, das 17h30 às 22h, acontece uma feira de artesanato com 200 barracas que vendem bijuterias, camisetas, peças de renda, crochê, cerâmica e madeira. Parte da feira é dedicada à gastronomia, com comidas típicas, como tapiocas recheadas. Às quartas-feiras e sábados, a partir das 19h, acontece a Pracinha Cultural, um evento gratuito com performances artísticas ao som de samba, maracatu e frevo. No centro da Pracinha, salta aos olhos a decoração azul da Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem, construída em 1707 e que abre semanalmente para realização de missas.

Onde se hospedar na Praia de Boa Viagem 

O Airbnb é uma ótima opção de estadia em Boa Viagem, onde fica grande parte das hospedagens em Recife. Confira nossa seleção de cinco apartamentos com vista de camarote para o mar ou pertinho da areia (um deles é onde Kleber Mendonça Filho rodou o filme Aquarius).

Mas, caso você goste prefira hotéis tradicionais, Boa Viagem é exatamente o lugar onde o setor hoteleiro de Recife demonstra mais força. 

Na região de Setúbal, o Hotel Atlante Plaza (nota 8,8/10 no Booking), à beira-mar, tem elevadores panorâmicos, piscina na cobertura e spa. Os quartos têm janelões com vista para o mar, iluminação aconchegante e ar condicionado. Nos apartamentos clássicos, até quatro adultos podem se hospedar. O número cai para dois nas suítes, que têm mais de um ambiente (sala de jantar, estar e quarto) e oferecem luxos como banheira de hidromassagem e amenities L’Occitane. 

A 100 metros da Praia de Boa Viagem e ao lado da Pracinha, fica o Park Hotel (8,5/10). São 193 apartamentos, todos com ar condicionado, wi-fi, televisão e à piscina com vista para o mar na cobertura. 

Park Hotel, Boa Viagem, Recife, PernambucoPark Hotel, Boa Viagem, Recife, Pernambuco
(Park Hotel/Reprodução)

Foi Burle Marx quem desenhou os jardins em volta das três piscinas do Mar Hotel Conventions (8,8/10), a 400 metros das areias, ainda no sul. O hóspede pode escolher entre entre cinco opções de suítes e apartamentos. A mais bem equipada tem banheira de hidromassagem e antessala.

No centro da Praia de Boa Viagem, o Bugan Hotel (9,1/10) oferta quartos com diferentes configurações: com cama king size; com duas camas de solteiro; e com duas de solteiro e uma de casal. Todas têm acesso aos ambientes de coworking, à piscina e à academia com vista para o bairro. Você chega na praia em sete minutos de caminhada.

O Fity Hotel (8,7/10), a 200 metros do centro da praia, tem quartos que variam entre 17 e 28 metros quadrados; todos com ar condicionado, frigobar, cofre digital e SmarTV. Pets são bem-vindos. No hall, está instalado o Pilo Cucina, que serve culinária italiana mediante reserva.

No Beach Class Convention, antigo Bristol Recife (8,4/10), os quartos são espaçosos. Se você deseja ter vista para o mar, deve escolher um dos apartamentos da categoria superior. O lazer inclui piscina, sauna, academia e sala de massagem, tudo a 750 metros da Praia de Boa Viagem.

Próximo ao Terceiro Jardim, o Radisson Recife (8,8/10) têm quartos com decoração moderna que hospedar até três pessoas. A partir do 16º andar os apartamentos têm vista para o mar na região central de Boa Viagem.

Da piscina no terraço do Marante Plaza Hotel (8,3/10), você consegue ver o mar na região do Pina, na altura do Primeiro Jardim. Há oito tipos de quartos, do mais básico com cama de casal para dois adultos à suíte de luxo com sala e vista para as águas. 

Marante Plaza, Boa Viagem, Recife, PernambucoMarante Plaza, Boa Viagem, Recife, Pernambuco
(Marante Plaza/Reprodução)

A 100 metros da Praia de Boa Viagem e a duas quadras da Praia do Pina, os quartos do Kastel Manibu (8,4/10) são amplos e têm cortina blackout. A decoração das áreas comuns é colorida com quadros, máscaras e bonecos de barro feitos por artistas locais. Piscina no terraço, sauna e academia fazem parte da área de lazer.

Também na região norte, o Transamerica Prestige (8,4/10), a 150 metros de Boa Viagem, tem quartos com até 53 metros quadrados que se debruçam sobre o mar. A academia e a piscina com guarda-sóis podem ser acessadas por todos os hóspedes.

Restaurantes na Praia de Boa Viagem

Há boas opções de restaurantes ao longo de toda a orla de Boa Viagem. Começando pelo Setúbal, o Tio Pepe serve carne, peixe e frango em preparações regionais desde 1964, sendo que cada prato satisfaz até três pessoas. O espaço conta com decoração nordestina e mesas internas e externas rodeadas por árvores.

A Itália marca presença na Lupi Pizzeria, onde são preparados risotos, massas e pizzas com sabores diferentes, como a Mortadella al Pistacchio, com molho pesto, mussarela de búfala, mortadela italiana, burrata e farofa de pistache.

Ao lado do Bugan Hotel, a gastronomia portuguesa fica por conta do cardápio do Restaurante Filipe, onde você encontra os tradicionais bolinhos de bacalhau e preparações autorais como o Camarão Filipe, salteado no alho e azeite e finalizado com coentro fresco.

Para fome de churrasco, a Ponteio tem um cardápio com mais de 22 cortes de carnes, peixes, cordeiro, javali e galeto, além de um buffet variado; os rodízios acontecem diariamente. Já no centro da Praia de Boa Viagem, o Spettus serve cortes importados da Argentina e do Uruguai e você nem precisa se levantar para participar do buffet: risotos, saladas, sushi e entradinhas chegam direto na mesa.

No Bode do Nô, o foco é a carne de bode em diferentes pratos, como buchada, bode na nata e costela de bode. O salão interno é climatizado e o externo tem um mini lago com peixes. A culinária regional também é o forte de um dos mais conhecidos de Recife, o Parraxaxá, que tem buffet com muitos pratos: carne de sol, bode guisado, baião de dois, escondidinho de charque e outras opções tipicamente nordestinas.

Ainda no centro, o Restaurante Mangai serve de tudo um pouco: cuscuz, carne de sol com nata, tapioca feita na hora, pão de mandioca, espetinhos, de coalho – o buffet tem quase 200 opções de pratos, além do cardápio à la carte. O Mangai divide a estrutura com o Nau, dedicado aos frutos do mar, em especial, o camarão.

No norte da Praia de Boa Viagem, o intimista Le Chef Bistro é decorado com cartões-postais do século 20. O cardápio franco-italiano tem pratos como lâminas de filé mignon grelhadas com creme de prima donna e finalizadas com crispies de alho poró, além de opções vegetarianas. A adega com mais de 60 rótulos e o cardápio de drinks completam as possibilidades de refeição.

Salmão ao molho de maracujá, camarão na moranga, filé de cioba grelhada, filé de carne de sol com macaxeira ao leite e uma infinidade de pratos provam que o camarões, peixes e carne de sol são a especialidade do Entre Amigos Praia. Perto dele, rola música ao vivo de quinta-feira a sábado no Mingus. O cardápio do restaurante tem preparações que levam ingredientes típicos brasileiros, como a geleia de jabuticaba e a maionese de capim-limão.

Para refeições mais leves, confira o Bercy Village, especializado em saladas e crepes. Os pratos são feitos com ingredientes frescos e os molhos e vinagretes, preparados no próprio restaurante.

Leia tudo sobre Recife

Busque hospedagem em Recife

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.