Para fugir dos pontos mais movimentados da Serra Gaúcha, como Gramado e Canela, Nova Petrópolis é sempre uma ótima pedida. A cidade, que possui influência germânica na arquitetura enxaimel e na gastronomia, realiza no mês de setembro o Festival de Primavera – a sua versão da Frühlingsfest, festa alemã tradicional de Stuttgart e Munique.
A 14ª edição acontecerá entre os dias 6 e 22 de setembro. A rua Coberta de Nova Petrópolis é decorada com muitas flores e tomada por música, dança, teatro, oficinas e dinâmicas voltadas ao público infantil. A estrutura fica montada o mês inteiro, mas as principais atividades ocorrem mesmo nas sextas-feiras, sábados e domingos.
Atrações do Festival de Primavera de Nova Petrópolis
As atrações se concentram na Rua Coberta (oficialmente chamada Rua Rui Barbosa), o que garante que as atividades aconteçam mesmo em caso de chuva. Mas logo ao lado fica a Praça das Flores, ao ar livre, onde vale conferir também o labirinto Verde.
A abertura, na sexta-feira do dia 6 de setembro, terá exclusivamente apresentações musicais, que acontecerão das 16h às 18h30. Nos demais dias de festival, as atividades são mais diversificadas e começam mais cedo, sempre com um mix de música e oficinais para crianças.
Para os adultos, um dos destaques da programação são as oficinas de cultivo de orquídeas que acontecerão nos sábados dos dias 14 e 21 de setembro, sempre às 15h.
View this post on Instagram
Além disso, um dos pontos altos da Frühlingsfest é a Caminhada de Primavera, um percurso de 11 km que sai da Rua Coberta, passa pelos bairros Bavária, Logradouro e Juriti, e avança por trechos de trilha até o Horto Municipal, onde são colhidas as flores que decoram o festival. A caminhada acontecerá no domingo do dia 15 de setembro, com saída às 8h.
Confira a programação completa do Festival de Primavera.
View this post on Instagram
Como chegar em Nova Petrópolis
Partindo de Porto Alegre, as estradas são sinuosas e estreitas, mas o caminho é simples: basta pegar a rodovia BR-116 e subir a serra por cerca 85km, trajeto que pode levar cerca de duas horas dependendo do trânsito.
Para quem vem de fora do Rio Grande do Sul, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, é o mais próximo, mas recebe uma quantidade mais limitada de voos. São cerca de 57 km até Nova Petrópolis, pegando a BR-116 e fazendo um desvio pela localidade de Vale Real, já que uma das pontes que encurtavam o caminho segue inviabilizada após as cheias de maio (há previsão de abertura de uma estrutura provisória ainda em setembro).
Pela capital, as chegadas continuam sendo através da Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, que segue operando em substituição ao Aeroporto Salgado Filho, que deve voltar a funcionar somente em 21 de outubro.
Fonte: viagemeturismo