Era uma vez, rodeado por um fosso, um castelo de torres quadradinhas… e ele não saiu de um conto de fada. Esse é o Castelo de Bodiam, em East Sussex, no sul da Inglaterra.
Construído em 1385, durante a Guerra dos Cem Anos contra a frança, o castelo foi a residência da família Dalyngrigge até o século 17. Depois, ficou abandonado. Muitas pedras de seu interior foram roubadas e algumas construções depredadas. Em 1925, a National Trust, organização inglesa de conservação de patrimônios, se tornou responsável pelo castelo.
A visita começa no centro de visitantes, com a exibição de um vídeo que conta a história do lugar. Depois, passa-se pelos restos da porta levadiça de carvalho revestida de ferro, considerada uma das mais antigas da Inglaterra.
O interior do castelo está em ruínas, mas placas informam sobre cada ambiente e delimitações no chão indicam qual o cômodo em que você está pisando. As escadas em caracol dentro das torres garantem um super visual, mas, por serem estreitas, costumam formar filas, já que só dá para subir uma pessoa de cada vez.
View this post on Instagram
Na área externa, há um café e uma lojinha de souvenires. Outra opção disputada é se espalhar no gramado e fazer um piquenique.
O ingresso adulto para conhecer o castelo por dentro custa £ 11 (cerca de R$ 70). Crianças de 5 a 17 anos pagam £ 5,50 (R$ 35). A visita pela área externa é gratuita. O Castelo de Bodiam abre todos os dias, das 10h às 17h. Os dias e horários de funcionamento podem mudar durante o inverno.
São cerca de 97 quilômetros de Londres, percorridos em 1h30 de carro. De transporte público, é preciso pegar um trem até a estação de trem da cidade de Hastings, onde saem ônibus para o Castelo de Bodiam.
View this post on Instagram
Fonte: viagemeturismo