Sophia @princesinhamt
Mundo

Prêmio Nobel 2023: Conheça os vencedores do prestigiado prêmio deste ano

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Divulgados os últimos nomes dos escolhidos para o Prêmio Nobel 2023, os vencedores este ano se destacam pelas iniciativas que mudaram os rumos da história mundial. São personalidades reconhecidas e, que de certa forma, geram polêmica. A Nobel da Paz 2023, a iraniana Narges Mohammadi está presa e incomunicável no Irã. Ela luta pela liberdade de expressão.

O Nobel, uma das principais premiações mundiais, é concedido como reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade. Para o Nobel de Medicina, por exemplo, o prêmio foi concedido à pesquisa que contribuiu para a vacina contra Covid-19.

A Fundação Nobel e Academia Real da Suécia são responsáveis pela premiação. Os vencedores de cada recebem um diploma, uma medalha de ouro de 18 quilates e uma quantia milionária em coroas suecas. Veja os vencedores deste ano [a seguir].

Nobel de Física

Os laureados, que significa coroa de ouro, são três pesquisadores o norte-americano Pierre Agostini, o alemão Ferenc Krausz e a húngara Anne L’Huillier.

Os vencedores foram escolhidos por causa dos “métodos experimentais que geram pulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica dos elétrons na matéria”.

A professora Anne soube da premiação durante o intervalo da aula, quando recebeu o telefonema, informando sobre o nome dela.

Porém, a vencedora do Prêmio Nobel não suspendeu a aula nem adiou, seguiu com os alunos em sala.

Nobel de Química

A exemplo do Nobel de Física, o de Química 2023 foi concedido a um trio de cientistas Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov.

O trio desenvolveu pesquisas que levara à “descoberta e síntese de pontos quânticos”.

Essas partículas são os menores componentes da nanotecnologia espalham a luz a aparelhos de TV e lâmpadas LED.

Também podem orientar os cirurgiões na remoção de tecidos tumorais, entre muitas outras áreas.

O tunisiano Moungi chama a atenção pela modéstia. Ela admitiu que, no passado, quando fazia pós-graduação foi o pior aluno da turma e chegou a tirar uma nota baixíssima.

Nobel de Medicina

Uma dupla de pesquisadores recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023 e Drew Weissman.

Ambos desenvolveram estudos que levaram às “descobertas sobre modificações de base que permitiram o desenvolvimento de de mRNA eficazes contra a Covid-19”.

O mecanismo desenvolvido pelos vencedores do Nobel de Medicina permitiu, por exemplo levar adiante uma estratégia mais eficaz, menos onerosa, estável e de fácil distribuição, visando a da população.

Antes mesmo dos testes clínicos com as primeiras vacinas de mRNA, os cientistas se viram às voltas para apressar os estudos em decorrência da urgência imposta pela pandemia da Clovi-19.

Leia mais notícia boa

Nobel de Literatura

O vencedor do Prêmio Nobel da Literatura 2023 é o norueguês Jon Fosse, de 64 anos.

A Fundação Nobel informou que a escolha por Jon foi motivada “pelas suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.

As obras de Jon vão em direção oposta ao clássico: reduzem o enredo ao mínimo e utilizam uma linguagem simples e sem adornos.

A chave da compreensão está no ritmo, na musicalidade e nas pausas. O Nobel 2023 escreve na forma menos comum do norueguês.

Jon tem mais de 40 peças entre obras de literatura, poesia e teatro. É bastante traduzido na Europa.

Pouco antes do anúncio, a Academia tentou contato com ele, mas Jon dirigia pelo campo.

Nobel da Paz

A iraniana Narges Mohammadi, de 51 anos, foi escolhida para receber o Prêmio Nobel da Paz 2023. Ela está presa, cumprindo pena por atos políticos e condenada também a receber chibatadas.

Narges está incomunicável. A agência oficial de notícias do Irã, a Irna, criticou a premiação.

Na agência, foi escrito: “Infelizmente, nos últimos anos, o Prêmio Nobel da Paz foi atribuído a fomentadores da guerra como , Isaac Rabin e Barack Obama”.

Narges virou a voz das mulheres oprimidas e que lutam pelos direitos no Irã e em países que cerceiam a liberdade feminina.

A iraniana, segundo a Fundação Nobel, venceu por “sua luta contra a opressão das mulheres no Irão e pela sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade para todos”.

Nobel de Economia

Não houve vencedores.

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023 está presa e incomunicável

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.