O Museu do Prado, em Madri, vai ganhar uma expansão que deve ser inaugurada em 2027. O Salão dos Reinos, a cinco minutos do prédio principal, está sendo restaurado desde 2022 para abrigar coleções de arte em seus 9,5 mil m².
O projeto dos arquitetos Norman Foster e Carlos Rubio inclui a recuperação da fachada original do século 17 e das pinturas do interior, além da construção de um átrio de acesso ao edifício. A planta indica que o Salão dos Reinos deve ganhar cafeteria, lojinha, espaço para eventos, elevadores panorâmicos e, é claro, salas expositivas, que vão estar no primeiro e terceiro andares.

O lado de fora também verá mudanças: será discutida a possibilidade de tornar a Calle Felipe IV, onde o Salão dos Reinos está, em exclusiva para pedestres, de forma que todos os prédios do museu sejam unidos por uma espécie de pátio.

O Salão dos Reinos teve outras finalidades ao longo da história. No século 17, fazia parte do conjunto arquitetônico de Buen Retiro – que incluía também o parque El Retiro – e era uma sala de cerimônias do rei Felipe IV. O complexo foi bombardeado durante as invasões napoleônicas entre 1808 e 1814 e o salão é uma das construções que ficaram de pé.
Depois disso, sua nova encarnação foi como Museu do Exército até 2005, quando o acervo foi movido para o palácio Alcázar de Toledo. Só dez anos depois, o Museu do Prado assumiu a gestão do espaço e, em 2016, iniciou um concurso para a restauração do prédio.
Fonte: viagemeturismo