Sophia @princesinhamt
Mundo

Trump revoga acordo de petróleo entre EUA e Venezuela: o que isso significa?

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 26, a revogação das concessões de petróleo feitas à Venezuela durante o governo de Joe Biden. O acordo, firmado em 2022, permitia que a empresa norte-americana expandisse suas operações na Venezuela e exportasse petróleo bruto para os Estados Unidos.

Trump divulgou a decisão na rede Truth Social. Na postagem, o presidente disse que estava “revertendo as concessões” do “acordo de transação de petróleo, datado de 26 de novembro de 2022”.

Essa foi a única concessão assinada pelo governo Biden naquele dia. A mensagem de Trump, no entanto, não menciona a Chevron.

Além disso, Trump afirmou que a Venezuela se comprometeu a repatriar “criminosos que eles mandaram” para os Estados Unidos. Segundo o republicano, esse processo não está ocorrendo no ritmo acordado.

YouTube video

A Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA ainda não se pronunciaram sobre a revogação anunciada por Trump.

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, sempre condenou sanções impostas pelo EUA e outros países, classificando-as como uma “guerra econômica”.

Maduro e aliados têm elogiado o que dizem ser a “resiliência” do país, embora historicamente tenham atribuído dificuldades econômicas e escassez às sanções.

Trump ameaça tarifar importações da União Europeia

O presidente Donald Trump criticou a União Europeia e ameaçou impor tarifas de 25% sobre as importações do bloco. Segundo ele, a UE “foi criada para prejudicar os EUA”.

As declarações foram feitas durante a primeira reunião de gabinete do segundo mandato de Trump, nesta quarta-feira, 26. “Tomamos uma decisão e anunciaremos muito em breve”, disse o presidente, quando perguntado sobre seus planos para as tarifas à UE.

“Serão de 25%, de modo geral, e isso se aplicará a carros e a todos os outros produtos”, afirmou. Os comentários de Trump elevam o risco de uma guerra comercial entre EUA e Europa, o que poderia impactar ambas as economias e afetar as relações diplomáticas entre elas.

A investida de Trump contra a UE ocorre apenas dois dias depois de sua reunião com Emmanuel Macron, presidente da França, na Casa Branca. A pauta do encontro incluía discussões sobre comércio internacional e negociações pela paz na Ucrânia.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.