Sophia @princesinhamt
Mundo

Trump demite 1,6 mil funcionários da Usaid em anúncio surpreendente

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governo de Donald Trump anunciou a demissão de 1,6 mil funcionários em tempo integral da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), como parte de uma “redução de força de trabalho”.

O comunicado publicado neste domingo, 23, afirma que a demissão em massa afetará os funcionários residentes nos EUA. O texto ainda anuncia um programa especial para repatriar funcionários enviados ao exterior.

O plano da administração Trump foi anunciado pela primeira vez em 4 de fevereiro, mas sindicatos que representam os funcionários da agência entraram com um processo contra o governo, sob a alegação de que o desmantelamento da agência colocaria em risco os trabalhadores no exterior.

Três dias depois, em resposta ao processo, o juiz da Corte Distrital dos EUA, Carl Nichols, disse que as associações não conseguiram provar que o plano causaria danos irreparáveis aos funcionários.

Trump contra a Usaid

Este é o maior passo nos esforços do governo para reduzir o tamanho da Usaid, ou mesmo fechá-la por completo. Antes da posse de Trump, mais de 10 mil pessoas trabalhavam na agência, e seu objetivo é reduzir para apenas algumas centenas de funcionários .

No começo de fevereiro, a emitiu uma nota em que classificava a Usaid como “fraude”. Segundo o comunicado, a Usaid “não tem prestado contas aos pagadores de impostos” ao canalizar “enormes somas de dinheiro” para projetos com viés ideológico.

Trump anunciou o fechamento da Usaid na terça-feira, 4 | Foto: Reprodução/Redes sociais
Trump Anunciou O Fechamento Da Usaid No Começo Do Mês | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na mesma semana, Trump declarou que bilhões de dólares foram desviados da agência para financiar veículos de imprensa norte-americanos. Segundo ele, esses recursos teriam sido utilizados como para garantir uma cobertura favorável aos democratas.

“Parece que bilhões de dólares foram roubados da Usaid e de outras agências, com ida de grande parte deles para a mídia de notícias falsas como uma ‘recompensa’ por criar boas histórias sobre os democratas”, afirmou Trump.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.