Combate ao Mosquito
Economia

Trump Confirma Acordo Bilateral entre Estados Unidos e Argentina

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, revelou em coletiva nesta segunda-feira, 3, que está aberto a firmar um acordo de livre comércio com a,. Ele elogiou Javier Milei, presidente argentino, ao dizer que ele está fazendo um trabalho incrível e resgatando o país.

, que já expressou seu desejo de um acordo com os EUA, tem como meta principal em seu governo impulsionar esse tratado, apesar das restrições impostas pelo Mercosul. O bloco sul-americano tem sido criticado pelo argentino.

YouTube video

No sábado, 1º, Milei discursou na abertura do Congresso argentino em 2025. Ele expôs sua intenção de deixar o Mercosul.

“O primeiro passo nesta trilha é a oportunidade histórica que temos de entrar em um acordo comercial com os EUA”, declarou o Milei aos congressistas. “Para aproveitar esta oportunidade histórica que nos é apresentada novamente, é necessário estar disposto a flexibilizar ou mesmo se for o caso sair do Mercosul, que a única coisa que conseguiu desde a sua criação é enriquecer os grandes industriais brasileiros às custas do empobrecimento dos argentinos.”

Trump, que tem adotado uma política protecionista, mostrou-se disposto a negociar, relata o Clarin. Ele mencionou um possível acordo de reciprocidade tarifária que visa a equilibrar a balança comercial entre os dois países.

Setores favorecidos com possível acordo entre EUA e Argentina

Para Milei, esse tratado poderia significar mais investimentos e oportunidades para a Argentina, especialmente em áreas como agroindústria, além de permitir acesso a mercados e tecnologias dos EUA.

Entretanto, as regras do Mercosul podem ser um obstáculo para esse acordo. Estas exigem que os membros negociem coletivamente.

Trump, contudo, vê em Milei um aliado estratégico, que poderia facilitar o acesso dos EUA a recursos valiosos, como o lítio e o petróleo. Se concretizado, esse acordo poderia favorecer a Argentina em algumas áreas. Mas desafiaria normas do Mercosul.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.