Sophia @princesinhamt
Mundo

Trump afirma que Putin enlouqueceu em declaração recente

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente dos , Donald Trump, classificou, no domingo 27, o líder russo Vladimir Putin como “completamente louco”. Ele afirmou que não aceita a postura do chefe do Kremlin, que ordenou o maior ataque aéreo desde o início da guerra contra a .

Durante uma publicação na rede , Trump declarou que sempre manteve um bom relacionamento com Putin, mas percebeu uma mudança radical no comportamento do russo.

“Sempre tive um ótimo relacionamento com Vladimir Putin, da Rússia, mas algo aconteceu com ele”, escreveu Trump. “Ele ficou completamente LOUCO! Ele está matando muita gente desnecessariamente, e não estou falando apenas de soldados. Mísseis e drones estão sendo disparados contra cidades na Ucrânia, sem motivo algum.”

Em conversas com jornalistas, Trump reforçou sua indignação. Disse que não entende o que levou Putin a adotar tamanha violência e classificou os bombardeios como inaceitáveis.

O republicano também voltou a direcionar críticas ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Na avaliação dele, as declarações de Zelensky comprometem o próprio país. “Tudo o que sai da boca dele causa problemas, eu não gosto disso e é melhor parar”, destacou.

YouTube video

Zelensky, por sua vez, acusou os Estados Unidos de manterem um silêncio que, segundo ele, fortalece Putin. Durante uma coletiva no domingo, afirmou que essa omissão permite que Moscou intensifique os ataques. As ofensivas mataram pelo menos 12 civis, incluindo crianças, e deixaram dezenas de feridos.

“O mundo pode sair de férias, mas a guerra continua, apesar dos fins de semana e dos dias úteis. Isso não pode ser ignorado”, disse o presidente da Ucrânia. “O silêncio dos Estados Unidos e de outros países no mundo só encoraja Putin.”

Trump revelou que analisa a adoção de novas sanções contra a Rússia. Antes, descartava essa possibilidade, porque apostava em algum avanço diplomático. Agora, deixou claro que sua decisão pode mudar.

YouTube video

Donald Trump confirmou que mantém contato direto com o Kremlin

Ao comentar os ataques, Trump afirmou ter ficado surpreso. Recordou que uma semana antes, a Rússia havia lançado seu maior ataque com drones contra a Ucrânia, justamente um dia antes de sua ligação telefônica com Putin.

O norte-americano confirmou que mantém contato direto com o Kremlin. No dia 19, tentou articular um cessar-fogo de 30 dias entre Rússia e Ucrânia. Depois da conversa com Putin e também com Zelensky e aliados europeus, anunciou que as duas nações concordaram em iniciar imediatamente negociações de paz.

Na visão de Trump, os termos desse acordo devem ser definidos “entre as duas partes, como só pode ser, porque elas conhecem detalhes de uma negociação dos quais ninguém mais teria conhecimento.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.