O encontro desta sexta-feira, 28, entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrùnia, Volodymyr Zelensky foi marcado por tensÔes e discussÔes acaloradas.
Em pronunciamento publicado em sua plataforma, a Truth Social, Trump afirmou que Zelensky desrespeitou os EUA durante o encontro na Casa Branca.
Ele também disse que Zelensky não estå preparado para discutir a paz, enquanto os Estados Unidos estiverem envolvidos, pois acredita que a presença norte-americana lhe då vantagem.
âEu nĂŁo quero vantagem, eu quero PAZâ, declarou Trump. âEle desrespeitou os Estados Unidos em seu querido SalĂŁo Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a Pazâ, declarou Trump.

O lĂder ucraniano pediu aos norte-americanos que nĂŁo façam concessĂ”es a Vladimir Putin, a quem chamou de âassassinoâ. A discussĂŁo ocorreu no contexto de um acordo sobre a exploração de minĂ©rios na UcrĂąnia.
Trump pressiona Zelensky por acordo de paz
Durante a reuniĂŁo, transmitida ao vivo, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra na UcrĂąnia, iniciada em 2022, depois da invasĂŁo russa.
Trump advertiu que, sem um acordo, os EUA poderiam retirar seu apoio, deixando a UcrĂąnia para lutar sozinha. Isso gerou crĂticas de paĂses europeus, que condenaram a exclusĂŁo da UcrĂąnia das negociaçÔes.
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, criticou a postura de Zelensky, afirmando que era âdesrespeitosoâ debater o assunto diante da mĂdia americana.
Trump defendeu o acordo de exploração de terras raras na UcrĂąnia como âbem justoâ para os EUA. Zelensky expressou esperança de que o acordo contribua para o avanço da UcrĂąnia.
DiĂĄlogo com Putin
Além disso, Trump mencionou que teve boas conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, e destacou a importùncia de uma negociação råpida.
âAcho que vai ser uma paz duradoura. E eu penso que vai acontecer rapidamente. Se nĂŁo acontecer rapidamente, talvez nunca aconteçaâ, disse Trump.
Fonte: revistaoeste