Toyota lança “Corolla Cross elétrico” (bZ3X) pelo equivalente a R$ 158 mil
A Toyota lança o SUV elétrico bZ3X (R$ 158 mil) em Hong Kong, tornando-o seu modelo mais acessível. Desenvolvido em parceria com a GAC, o bZ3X RHD tem 565 km de autonomia, motor de 150 kW e bateria LFP, mirando a expansão global.
A Toyota lançou oficialmente a versão com volante à direita (RHD) do seu SUV elétrico, o bZ3X, em Hong Kong. Com preço inicial de HKD 229.600 (aproximadamente US$ 29.500 ou R$ 158.415 na cotação de R$ 5,37), o bZ3X se torna o modelo mais acessível da Toyota na cidade, desbancando o Sienta Luxury, que custava HKD 239.460 (cerca de US$ 30.800 ou R$ 165.400).
Toyota lança “Corolla Cross elétrico” (bZ3X) pelo equivalente a R$ 158 mil em Hong Kong
O bZ3X é um projeto colaborativo entre GAC-Toyota, GAC Group e Toyota Motor Corporation, sendo produzido na fábrica da GAC Toyota em Guangzhou. O modelo já é um sucesso na China desde março de 2025, com mais de 46.000 unidades vendidas.
O lançamento em Hong Kong é estratégico. Com a penetração de carros elétricos novos se aproximando de 70% na cidade, a Toyota precisava de um veículo elétrico com preço competitivo. Segundo Wen Dali, vice-presidente executivo da GAC Toyota, o bZ3X “preenche a lacuna na linha de modelos da Toyota em Hong Kong e atende à demanda local”.

A versão RHD foi especificamente atualizada para o uso urbano local, com recursos otimizados para as ruas estreitas, estacionamento apertado e o tráfego de alta frequência da cidade.
O bZ3X RHD é equipado com um motor síncrono de ímã permanente de 150 kW e uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 70,0 kWh. O conjunto oferece uma autonomia NEDC de 565 km (o que equivale a aproximadamente 500–520 km no padrão CLTC, mais realista).
Dimensões e Carregamento
-
O SUV mede 4.600 mm de comprimento e tem um entre-eixos de 2.765 mm.
-
Suporta carregamento rápido de 90 kW CC e 6,6 kW CA.
-
Inclui a funcionalidade Veículo para Carga (V2L), permitindo fornecer energia externa.

A cabine apresenta um painel de instrumentos digital de 8,88 polegadas e uma tela sensível ao toque central de 14,6 polegadas, que integra navegação e controles. O conforto é garantido por recursos como Apple CarPlay sem fio, controle de voz em inglês, sistema de áudio Yamaha com 11 alto-falantes e bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação.
Para atrair o consumidor de Hong Kong, a Toyota incluiu benefícios localizados, como:
-
Três anos de carregamento gratuito.
-
Garantia vitalícia da bateria.
-
Assistência rodoviária transfronteiriça entre Hong Kong e Shenzhen.
O bZ3X representa a entrada do primeiro veículo elétrico desenvolvido na China, com padrão Toyota, no mercado de volante à direita. Ele demonstra a capacidade da Toyota de combinar desenvolvimento localizado com padrões globais de qualidade. Com o sucesso em Hong Kong, o modelo RHD tem potencial para ser expandido para outros mercados importantes de volante à direita, como Japão, Reino Unido, Singapura e Austrália.

Com um motor potente, 500 km de autonomia e preço competitivo, o bZ3X seria um sucesso no Brasil? Deixe sua opinião sobre o SUV elétrico da Toyota nos comentários!
Leia aqui: O microcarro do futuro: Toyota FT-Me chegando
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360