A eletrificação da linha Hilux ganhou um novo capítulo com a chegada da primeira unidade híbrida da picape ao Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, informa o site Argentina Autoblog. Trata-se de uma Hilux Invincible X Hybrid 48v, importada diretamente pela Toyota Argentina, sinalizando que a produção nacional dessa variante eletrificada pode estar mais próxima do que nunca.
VEJA TAMBÉM:
O modelo traz o que há de mais moderno na linha da Hilux voltada aos mercados da Europa e da Ásia, onde essa configuração Mild Hybrid já é comercializada.
A picape desembarcou com volante à direita, reforçando sua origem estrangeira e um visual ainda inacabado: os emblemas da Toyota foram cobertos, e o para-choque dianteiro chegou sem pintura definitiva.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Isso indica que a unidade pode estar destinada a testes internos ou à gravação de materiais promocionais, embora a Toyota não tenha confirmado oficialmente o seu propósito.
Conjunto mêcanico
Imagem: Divulgação
Conjunto mecânico mantém o robusto motor 2.8 turbodiesel, entregando 204 cv e 51 kgfm de torque. A diferença está no sistema híbrido-leve (MHEV), composto por uma bateria de 48 volts que auxilia o motor a combustão em determinadas condições, como partidas, retomadas e paradas em trânsito sem, no entanto, mover o veículo de forma totalmente elétrica.
O sistema garante uma melhora de até 10% no consumo de combustível, além de uma condução mais suave e eficiente, tanto no asfalto quanto no fora de estrada.
Segundo a Toyota, as capacidades off-road e de trabalho continuam intactas: a Hilux MHEV mantém os 3.500 kg de capacidade de reboque e 1.000 kg de carga útil.
O auxílio elétrico também permite acelerações mais progressivas e contribui com a frenagem regenerativa, especialmente em descidas íngremes.
A chegada dessa unidade à Argentina ocorre em meio a rumores, reforçados por uma reportagem recente do jornal japonês Nikkei de que o país teria sido escolhido para fabricar a versão 100% elétrica da Hilux futuramente.
Apesar de não confirmar oficialmente, o presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, reconheceu que a eletrificação é um caminho inevitável e já vem sendo planejado há anos pela marca no segmento de picapes, ainda de acordo com o site argentino.
Fonte: autoo