Vem aí: Toyota confirma novo GR Yaris ‘monstro’ de 300 cv no Brasil
Novo Toyota GR Yaris chega ao Brasil em 2026 com 300 cv e tração integral. Conheça hatch manual ou automático que domina o WRC
O novo Toyota GR Yaris teve seu passaporte carimbado para o Brasil e promete causar estrago na concorrência. O hot hatch, nascido diretamente das vitórias no WRC, desembarca com um motor 1.6 turbo de 300 cv e entregas confirmadas para abril de 2026. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Como é o novo Toyota GR Yaris?
Esqueça os esportivos de fachada. O GR Yaris foi forjado pela divisão Toyota Gazoo Racing com um único objetivo: vencer. O coração dessa máquina é um motor 1.6 turbo de três cilindros que gera impressionantes 300 cv de potência e 40,2 kgfm de torque.

Para suportar essa brutalidade, o motor recebeu pistões reforçados e um sistema de injeção de alta pressão (260 bar). Porém, a grande novidade para o mercado brasileiro é a escolha da transmissão. O comprador poderá optar por:
- Câmbio manual de 6 marchas: para o purista que quer controle total
- Câmbio automático GR-DAT de 8 marchas: uma caixa de respostas ultrarrápidas, desenvolvida especificamente para performance.
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Engenharia de peso (ou falta dele)
O segredo da performance não é apenas força, é leveza. O GR Yaris pesa apenas 1.305 kg na versão manual. A construção é um “Frankenstein” genial: une a frente da plataforma GA-B (do Yaris europeu) com a traseira da plataforma GA-C (de veículos maiores), permitindo o uso de suspensão double wishbone na traseira.

O resultado? Uma rigidez torcional absurda, reforçada com 15% a mais de pontos de solda e adesivos estruturais. Isso garante que o carro faça curvas como se estivesse sobre trilhos, ajudado por rodas forjadas e freios de alta performance.
Tração GR-Four e Cockpit “Driver-First”
A tração integral GR-Four é a mesma utilizada no irmão maior, o GR Corolla. Ela permite que o motorista escolha exatamente como quer que o carro se comporte através de três diferenciais:
- Normal: 60% dianteira / 40% traseira (uso diário)
- Gravel (cascalho): 53:47 (equilíbrio para pisos escorregadios)
- Track: variação contínua entre 60:40 e 30:70 (foco total em tempo de volta).

Por dentro, tudo foi redesenhado para o piloto. O painel foi rebaixado em 50 mm para melhorar a visão da pista, e o console central foi inclinado em 15 graus na direção do motorista. O quadro de instrumentos digital de 12,3” traz modos exclusivos que mostram até a temperatura do óleo da transmissão.
Quantos anos de garantia o novo Toyota GR Yaris tem?
Pode parecer loucura dar garantia longa para um carro de corrida, mas a confia no seu produto. O modelo faz parte do programa Toyota 10.
Após os 5 anos de garantia original, o proprietário pode estender a cobertura por mais 5 anos (totalizando 10 anos ou 200.000 km), bastando realizar as revisões na rede autorizada. Isso cobre motor, transmissão e freios, garantindo valor de revenda e paz de espírito.
Com 300 cv na mão e a mesma mecânica campeã do mundial de Rali, a dúvida cruel permanece: você iria na purista troca manual ou na precisão do novo câmbio automático de 8 marchas? Deixe sua preferência nos comentários!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360






