Toyota Brasil importa motores para salvar produção de Corolla e Cross
A Toyota Brasil vai importar motores para retomar a produção do Corolla e Corolla Cross após temporal destruir fábrica. Veja prazos.
A Toyota Brasil anunciou uma medida drástica para lidar com a crise em sua produção: a importação de motores para garantir a montagem do Corolla e do Corolla Cross. A decisão acontece após um forte temporal devastar a fábrica de motores da marca. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Decisão drástica da Toyota Brasil
A necessidade de importar motores, confirmada em uma carta pelo presidente da montadora, Evandro Luiz Maggio, é uma consequência direta da destruição causada por um temporal na fábrica de Porto Feliz (SP).

Essa unidade é o coração da produção de motores da marca no país, com capacidade para mais de 100 mil unidades por ano.
Com a fábrica de motores parada e sem prazo para voltar, a solução encontrada foi trazer os propulsores de outras unidades da Toyota no mundo.
Essa medida temporária permitirá que as fábricas de Sorocaba (SP), onde o Corolla Cross é feito, e Indaiatuba (SP), casa do Corolla sedã, possam retomar suas atividades gradualmente.
Quando a produção do Corolla e Corolla Cross volta ao normal?
A principal dúvida dos consumidores é sobre os prazos. A Toyota já definiu um cronograma para tentar minimizar os impactos e normalizar a situação o mais rápido possível, embora o processo seja lento.
Cronograma de retorno da Toyota
-
21 de Outubro: os trabalhadores das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba retornam das férias emergenciais.
-
03 de Novembro: a produção dos carros recomeça, mas ainda em um ritmo lento e gradual.
-
Janeiro de 2026: a importação de motores deve terminar, com a retomada da produção local.
-
Fevereiro de 2026: a expectativa é que o volume de produção finalmente volte ao normal.
Funcionários aprovam lay-off
Enquanto isso, a fábrica de Porto Feliz segue com as operações paralisadas e sem previsão de retorno. Os trabalhos no local estão focados em avaliar os estragos nos equipamentos, e os funcionários da unidade entrarão em regime de lay-off (suspensão temporária do contrato).
A crise também afetou um dos lançamentos mais aguardados do ano. A Toyota confirmou que a chegada do novo SUV compacto Yaris Cross foi adiada. A empresa afirma que a preparação para o lançamento continua, mas agora não há uma nova data definida.
Você acredita que a importação de motores vai resolver o problema? Deixe sua opinião nos comentários!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360