A Toyota quer acelerar no mercado de elétricos e os planos são ambiciosos, a montadora já está com tudo engatilhado para tomar uma posição mais forte no mercado dos EVs. E olha… se os planos se concretizarem, vem muita coisa por aí até 2027.
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De acordo com um relatório vazado (sim, daqueles que ninguém confirma oficialmente, mas todo mundo comenta), a Toyota quer sair dos atuais cinco modelos elétricos para 15 até 2027. Isso inclui modelos da linha Lexus também, ou seja, luxo elétrico no radar.
E não vai ser só no Japão, não. A expansão vai rolar em cinco países: Japão, China, EUA, Argentina e Tailândia. A ideia é diversificar os polos de produção, o que faz sentido, principalmente com aquela tarifa extra de 25% imposta sobre carros importados. Produzir em vários cantos do mundo ajuda a evitar esse tipo de dor de cabeça.
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E vem Hilux elétrica aí…
Na Tailândia, que já está cobrando mais presença de EVs na produção local, a Toyota vai lançar em outubro a versão elétrica da Hilux (já imaginou esse ícone nas ruas sem barulho de motor?). E não vai parar por lá, a produção deve chegar à Argentina também.
Nos EUA, a aposta são os SUVs elétricos de três fileiras, que devem sair das fábricas de Kentucky e Indiana a partir de 2026. As baterias? Serão feitas em uma nova planta na Carolina do Norte.
Já no Japão, vem aí o SUV C-HR+, com produção a partir de setembro, e um novo Lexus EV de próxima geração está programado para 2027.
E quais são os EVs da Toyota hoje?
Imagem: Divulgação
Atualmente, a Toyota tem cinco modelos 100% elétricos rodando por aí:
- Toyota bZ4X
- C-HR+
- Urban Cruiser
- Hilux EV
- Lexus RZ
Desses, só o bZ4X e o RZ estão oficialmente à venda nos EUA. Mas a marca quer multiplicar sua produção por sete até 2027, isso dá cerca de 1 milhão de unidades por ano.
Na China, por exemplo, a aposta é no bZ3X, um SUV elétrico mais acessível, com preço na faixa dos 110 mil yuans (algo em torno de R$ 76.350,00).
Mas… nem tudo saiu como planejado
A Toyota está ajustando suas expectativas. Em vez de 1,5 milhão de EVs vendidos por ano até 2026 (como prometido antes), a nova meta é mais realista: 800 mil unidades em 2026. Ainda é muita coisa, mas fica bem abaixo da meta original.
Em 2024, foram 140 mil EVs vendidos, um salto em relação a 2023, mas ainda representa menos de 2% de todos os carros vendidos pela marca.
Enquanto isso, os concorrentes continuam acelerando: a Tesla vendeu 1,79 milhão de elétricos no mesmo período, e a BYD, 1,76 milhão.
Outras montadoras também estão na disputa
E não é só a Toyota que está com a mão no volante dos elétricos. A Kia apresentou os novos EV4 e o conceito EV2 recentemente, e a Honda também já está preparando terreno: sua nova fábrica de EVs em Ohio (EUA) começa a produzir este ano os modelos Acura RSX e HondaEV.
A Toyota sabe que, se quiser brigar de igual pra igual com Tesla e BYD, vai precisar jogar firme e rápido. Os próximos anos prometem, e os novos modelos que a montadora anunciar serão decisivos para entender se ela vai realmente conseguir se destacar nesse universo elétrico.
E aí, será que a Toyota vai conseguir virar esse jogo?
Fonte: autoo