Freio na Eletrificação: Toyota adia novamente construção de fábrica de baterias
Toyota adia pela 2ª vez fábrica de baterias no Japão devido à queda na demanda por VEs. Vendas de elétricos da marca nos EUA caíram mais de 90%. Descubra os motivos da cautela e a projeção de lucros reduzida da Toyota.
A Toyota, uma das gigantes do setor automotivo, está revendo sua estratégia de eletrificação devido à queda na demanda global por veículos elétricos (VEs). A montadora japonesa adiou, pela segunda vez, o início da construção de sua nova fábrica dedicada à produção de baterias, um sinal claro da incerteza que paira sobre o mercado de VEs.
Freio na Eletrificação: Toyota adia novamente construção de fábrica de baterias
O projeto, que seria implementado em uma zona industrial próxima a Fukuoka, no nordeste do Japão, já havia sido adiado em março. O segundo adiamento foi confirmado pelo governador de Fukuoka e pelo presidente da Toyota, Koji Sato.
A decisão da Toyota reflete uma preocupação genuína do mercado automotivo com o arrefecimento das vendas de VEs. As montadoras estão hesitantes, oscilando entre investir em eletrificação e postergar planos caros.
A situação é particularmente crítica para a Toyota nos Estados Unidos. Os números de vendas de VEs da marca e da Lexus são alarmantes:
Queda Acentuada: As vendas de veículos elétricos da Toyota e Lexus caíram mais de 90% em relação ao ano anterior.
Baixo Volume: Durante todo o mês de outubro, a Toyota vendeu apenas 37 veículos elétricos no total nos EUA.

As dificuldades foram agravadas pelo fim do incentivo fiscal federal para VEs e por problemas técnicos, como o recall recente de quase 100.000 veículos (incluindo o bZ4X, Lexus RZ e Subaru Solterra), que compartilham a mesma plataforma.
Leia aqui: Híbridos blindam a Toyota: montadora ignora tarifas e eleva previsão de lucro
Projeção de lucros reduzida
O anúncio do adiamento da fábrica coincide com uma revisão na previsão de lucros da companhia. A Toyota reduziu sua projeção de vendas globais de veículos elétricos para 277.000 unidades, uma queda de 10% em relação à estimativa feita em agosto.
Essa cautela no investimento em infraestrutura de baterias demonstra que, apesar de a Toyota continuar apostando na eletrificação a longo prazo, a realidade de mercado exige uma abordagem mais prudente e flexível para se adaptar à demanda, que está crescendo mais lentamente do que o esperado.
Com a demanda por elétricos caindo, a Toyota está certa em adiar a fábrica de baterias? Deixe sua opinião sobre o futuro dos VEs!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






