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Turismo

Tendências de Viagem para 2026: Skincare e Destinos Literários em Destaque

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Todos os anos, o buscador de passagens aéreas Skyscanner publica o relatório Travel Trends, com apostas de tendências de viagem para o ano seguinte. Esse ano, o estudo foi apresentado pela primeira vez no Brasil, durante evento realizado no dia 10 de outubro em São Roque, no interior de São Paulo.

A pesquisa utilizou como base bilhões de buscas realizadas na plataforma durante o primeiro semestre de 2025, além de uma pesquisa global feita com 22 mil viajantes incluindo mil brasileiros.

A conclusão? “As pessoas estão planejando suas viagens com mais propósito, criando experiências que refletem quem são e o que faz sentido para elas, sempre dentro de um orçamento confortável”, resume Bryan Batista, CEO do Skyscanner.

Veja, a seguir, sete tendências de viagem globais para 2026, com dados dos entrevistados brasileiros:

1. De mãos dadas com a beleza

A febre do skincare já está refletindo nos hábitos de viagem: seja para garimpar produtos de K-beauty que prometem uma pele de porcelana ou cosméticos franceses de grife, 46% dos viajantes brasileiros dizem visitar farmácias e lojas de cosméticos quando estão viajando. Além disso, 36% afirma gostar de testar os amenities dos hotéis.

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Na terra do K-pop e do skincare, cada loja de cosméticos é uma atração à parte, e resistir às prateleiras virou missão quase impossível (Pkccccj/Wikimedia Commons)

2. Sabor nas prateleiras

Para 79% dos brasileiros, explorar supermercados e mercearias locais é quase obrigatório, sendo um jeito autêntico (e econômico) de provar os sabores do destino visitado. Cada corredor revela um pouco da cultura local e, convenhamos, trazer na mala um pacote de biscoitos típicos ou temperos diferentes é o tipo de lembrança que nunca dá errado.

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Os quitutes nos mercados suíços são de encher os olhos – e o estômago (Oleg Sidorenko/Flickr)

3. Mudança de altitude

As montanhas nunca estiveram tão em alta. A busca por ar puro, trilhas e silêncio tem atraído viajantes o ano todo, não apenas no inverno. Segundo o relatório, 87% dos brasileiros planejam visitar destinos de altitude em 2026.

Não é preciso ir muito longe para entrar na tendência: a Serra da Mantiqueira é um exemplo de como esse turismo ganhou força no Brasil. E, lá fora, a argentina Bariloche é queridinha entre os brasileiros que desejam ver neve pela primeira vez.

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As montanhas que abraçam o Lago Gutiérrez transformam a paisagem de Bariloche em um convite à contemplação (CarlosJBJ/Wikimedia Commons)

4. Viagens literárias

Agora, uma das favoritas desta que vos escreve: as “viagens literárias”. Essa tendência traz um lado poético ao relatório, com 46% dos brasileiros afirmando querer visitar lugares citados em livros, e 37% dizendo que se hospedariam em hotéis temáticos.

Afinal, quem nunca quis conhecer de perto os cenários descritos com tanto encanto nas páginas de um romance? A Provence de Um Bom Ano, de Peter Mayle, e a Toscana de Sob o Sol da Toscana, de Frances Mayes, são exemplos de destinos apaixonantes para além da literatura.

Provence, França
A paisagem da Provence alterna campos de lavanda e construções medievais (James Orr/Unsplash)

5. Conexões aéreas e humanas

Na tendência “conexões aéreas e humanas”, o foco é o coração. Viajar sozinho não significa estar só: 44% dos viajantes buscam novas conexões durante as viagens, e 41% dizem que isso acontece porque se sentem mais livres para serem quem são longe de casa. Amizades e até romances nascem em aeroportos, hotéis, tours ou cafés. É o movimento de quem troca o “match” virtual por encontros reais em lugares inesperados.

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O melhor souvenir de uma viagem pode ser alguém que você conheceu no caminho (Pixabay/Pixabay)

6. Milhas em família

As viagens multigeracionais seguem firmes e prometem ganhar ainda mais força em 2026. Segundo o relatório, 66% dos brasileiros viajam em família para criar lembranças, 38% para reforçar vínculos e 18% para dividir custos. Em tempos em que a rotina afasta as famílias, as férias se tornam o reencontro ideal, criando memórias entre pais, filhos e avós.

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Cada parada pode ser uma história para contar em família (Mathias Reding/Unsplash)

7. O destino é o check-in

O hotel deixou de ser apenas um lugar para dormir e virou o próprio destino. Os viajantes estão escolhendo para onde ir com base em onde querem se hospedar. Entre os millennials, 66% dizem escolher o destino pela hospedagem, e a geração Z segue logo atrás, com 64%.

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Para alguns, prioridade á aproveitar o hotel ou resort (Johnce/Getty Images)

Destinos que cresceram e surpreenderam

A cidade que mais cresceu em procura este ano foi Barretos, em São Paulo, com um salto de 383% nas buscas. Assumido pela iniciativa privada, o pequeno aeroporto de Barretos passou a receber voos comerciais da Azul, partindo de Viracopos (Campinas), em dezembro de 2024. O número também pode estar relacionado à famosa Festa do Peão e à cultura country.

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A Festa do Peão atrai turistas com rodeios e shows (Daniel Guimarães/AgriculturaSP/Divulgação)

Outros destinos em ascensão são Montego Bay na Jamaica; Oranjestad em Aruba; Hong Kong, favorecido pela flexibilização de vistos para brasileiros; e Casablanca, no Marrocos, que voltou a receber voos diretos do Brasil em dezembro de 2024. Veja as outras cidades buscadas pelos brasileiros no relatório do Skyscanner.

Destinos com queda de preço

Um questionamento muito comum entre brasileiros é “está barato viajar para onde?”. Entre os destaques de destinos que tiveram quedas de preço nas passagens está Assunção, com 60% de redução nas tarifas graças à maior oferta de voos.

Em segundo lugar, Caxias do Sul teve uma queda de preço de 28%. Em seguida temos Santa Cruz na Bolívia e Punta Cana na República Dominicana, com reduções de 27% e 26%, respectivamente.

Mas quem realmente surpreendeu foi Fernando de Noronha, com 22% de queda. Com a reforma da pista do aeroporto e a ampliação de voos da Gol e Latam este ano, a ilha voltou a ter mais competitividade e, consequentemente, tarifas mais acessíveis.

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Fernando de Noronha é um dos patrimônios naturais mais famosos do Brasil (Ze Paulo Gasparotto/Unsplash)

O movimento também aparece em rotas internacionais. Orlando registrou 14% de economia em relação ao ano anterior, e o Porto voltou ao radar dos viajantes brasileiros com 19% de queda nas tarifas, favorecido pela retomada dos voos diretos a partir de São Paulo. Confira os destinos com melhor custo benefício no relatório do Skyscanner.

Veja o relatório completo do Skyscanner

Fonte: viagemeturismo

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