O estudo anual de tendências de cores da PPG, uma das maiores fabricantes de tinta automotiva, diz que as tonalidades da natureza vão aparecer mais nas ruas brasileiras entre os implacáveis carros brancos, pratas, cinzas e pretos. Marrom, azul e verde, por exemplo, devem ser mais vistos nos próximos lançamentos neste ano.
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Imagem: Divulgação
“Desde o fim da pandemia, a relação das pessoas com o ambiente externo mudou. A busca pelo contato com a natureza e a valorização de espaços abertos que vão além do aconchego de seus lares, começaram a influenciar diversos setores que fazem parte do nosso cotidiano, como hospitalidade, bem-estar, varejo e design”, afirma o relatório.
Segundo a empresa, que diz ter feito “pesquisas aprofundadas sobre design, fatores sociais e preferências do consumidor”, entre os tons que devem ganhar mais espaço na frota automotiva, destacam-se:
- Nuances de azul por remeter “ao céu, à noite e ao mar”;
- Tons terrosos e marrons “inspirados na conexão com a natureza e a terra”;
- Nuances de verde associados ao meio ambiente e à sustentabilidade ambiental;
- Variações de roxo “fazendo referência ao espaço sideral e a atmosfera”.
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A empresa também diz que haverá uma alta procura no segmento de customização. Entre as opções mais procuradas, segundo a PPG, estão as cores foscas, metalizadas e perolizadas, além da crescente popularidade dos pigmentos fluorescentes.
“A frota automotiva no Brasil ainda é majoritariamente composta por tons sóbrios como branco, preto, prata e cinza. Essas cores continuam sendo as preferidas porque são atemporais, fáceis de manter e têm maior valor de revenda. Além disso, carros nesses tons costumam agradar a um público mais amplo, o que garante maior liquidez no mercado de seminovos”, explica Rodolfo Rodrigues, gerente de marketing de Repintura Automotiva.
Fonte: autoo