A PsycoAI, healthtech que utiliza inteligência artificial pioneira para melhorar a eficiência das operações do mercado de saúde digital e recursos humanos, anunciou aporte de R$ 2,5 milhões. A rodada pré-seed foi liderada pela rede de clínicas Dr. Consulta. O médico Dr. Paulo Chapchap, ex-presidente do Hospital Sírio-Libanês; o executivo Ricardo Bottas, ex-presidente da Amil e SulAmérica; e os empresários Flávio Rossetto e Rodrigo Freire entraram como investidores-anjo.
Cofundada pelo curitibano Fabio Tiepolo (CEO) em parceria com Vinícius Reis (CTO), Marcello Alvarenga (CFO) e Dr. Eduardo Cordioli (Diretor Médico), a PsycoAI surgiu para enfrentar os desafios dos altos custos com cuidados e desperdício em saúde, oferecendo ferramentas que melhoram não apenas a eficiência das operações, mas também a experiência dos pacientes, como tecnologias para acompanhamento de pacientes, engajamento em programas de bem-estar e até automação de tarefas.
No coração da PsycoAI está a ‘Nebula’, um motor de inteligência artificial pioneiro que viabiliza interações altamente personalizadas e seguras, com atendimento além das respostas padronizadas dos chatbots. Essa tecnologia analisa dados de cada interação, transformando-os em insights acionáveis que permitem aos agentes da IA adaptar tratamentos e planos de ação de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.
A IA desenvolvida pela PsycoAI dá suporte a hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde e departamento de recursos humanos de empresas, a partir do histórico dos usuários finais para dar um atendimento mais customizado e com ofertas mais assertivas.
No caso do Dr. Consulta, além de agendar atendimento, a ideia é que a ferramenta ajude no acompanhamento da base de pacientes, aumentando o engajamento, visto que eles contam com cerca de 40 mil pacientes crônicos em acompanhamento.
Além disso, o motor de IA da PsycoAI oferece opções personalizadas para cada indivíduo. “Com a Nebula, conseguimos criar experiências que entendem profundamente as emoções e os desafios dos usuários, ajustando os cuidados conforme necessário”, explica Fabio Tiepolo, cofundador da PsycoAI.
Os agentes do aplicativo da startup dão suporte em diferentes áreas, como autoestima, sono, tabagismo, nutrição, auto controle, estresse, ansiedade e até mesmo educação financeira. Para operadoras de saúde, também há a opção de agente customizados que englobam captação de pacientes para linhas de cuidado, busca de rede inteligente e onboarding de clientes.
Mesmo antes de seu lançamento, a PsycoAI já conquistou clientes importantes no mercado de saúde, como o Dr. Consulta e o Hospital Maternidade Santa Joana, em São Paulo (SP). A expectativa é que a tecnologia transforme a interação entre pacientes e sistemas de saúde, tornando-a mais fluida e personalizada. “Em um futuro próximo, a interação entre humanos e máquinas será tão natural que a linha entre eles será quase imperceptível. A PsycoAI está na vanguarda dessa transformação”, afirma Tiepolo.
Fonte: gazzconecta