Grupo do Whatsapp Cuiabá
Tecnologia

Pegadas humanas de mais de 100 mil anos no Marrocos: descoberta revolucionária revela antigos vestígios da evolução humana

2024 word3
CRM Com Automação Canal Mídia

Arqueólogos descobriram pegadas de cem mil anos atrás, em um sítio arqueológico no , país no norte da África. Ao todo, são 80 pegadas de ao menos cinco pessoas, incluindo crianças.

+

A descoberta é de 2022, mas foi revelada à recentemente, depois que os resultados da foram publicados em janeiro na revista .

A AFP informou que obteve a informação na terça-feira 6 dos responsáveis pelo sítio arqueológico que fica em Larache, cidade litorânea a 90 quilômetros de Tanger, no norte do Marrocos.

Um dos responsáveis pelo achado, Anas Sedrati disse que as pegadas mostram que aquele grupo de indivíduos atravessava em direção ao mar. “Provavelmente em busca de comida e conchas marinhas, e provavelmente eram pescadores e coletores”, disse Sedrati, à AFP.

+

Essas seriam as pegadas mais antigas encontradas no norte da África e no Sul do Mar Mediterrâneo e são as mais bem preservadas mundo, disse a equipe de pesquisa, que inclui cientistas marroquinos, franceses, espanhóis e alemães.

Pegadas humanas foram encontradas durante escavação na região

pegadas humanas marrocospegadas humanas marrocos
Imagens juntadas pelos cientistas ao artigo publicado pela Nature | Foto: Reprodução

A , líder da pesquisa, disse que a descoberta ocorreu em meio a uma de levantamento de terreno em julho de 2022, como parte de um projeto de pesquisa científica sobre a origem e a dinâmica das formações rochosas encontradas no litoral.

+

“É preciso preservar esse notável sítio patrimonial, embora esteja ameaçado pelo aumento do nível do mar e pelas tempestades”, disse Mouncef Sedrati, responsável pela pesquisa. “A curto prazo, serão descobertas mais pegadas à medida que os sedimentos erodirem. Seria interessante monitorar essa erosão e descobrir mais pegadas que ajudem a obter mais detalhes sobre o grupo de Homo sapiens que caminhava ou vivia nessas costas.”

Os mais antigos vestígios dos humanos têm 300 mil anos, segundo os pesquisadores, e foram descobertos em outro local ao norte de Marrocos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.