O uso generalizado do celular é uma das maiores conquistas da humanidade. Nem é preciso citar todas as facilidades na comunicação, trabalho, finanças etc.
Mas um instrumento tão poderoso necessita de algumas regras de etiqueta, ou se torna um inferno para os que cercam o usuário. E até mesmo um perigo. Aqui vão algumas dicas para tornar o uso do celular mais compatível com a vida em sociedade:
1) O que se conversa num celular interessa apenas ao seu usuário. Não fale alto em lugares públicos como meios de transporte, restaurantes, lojas, consultórios etc. Procure se comunicar por escrito nessas ocasiões.
2) Se for absolutamente necessário se comunicar por voz, vá até um local isolado onde ninguém se sinta incomodado.
3) Quando estiver num local público e quiser usar seu celular para assistir filmes, séries, circular por redes sociais, ou assistir noticiários que tenham som, use fones. Todos os celulares são vendidos com headsets. Ninguém é obrigado a ouvir o que você está ouvindo, por mais divertido que seja.
4) Nunca, jamais dirija de olho no celular. Esse é um dos maiores perigos que corremos hoje. Se você estiver dirigindo, use a voz. Mas não leia e responda mensagens enquanto estiver no trânsito.
5) A mesma coisa vale para quem estiver a pé. Andar de olho no celular é um convite para trapalhadas, atropelamentos ou assaltos. Quando tiver que ver algo no celular, procure um lugar seguro, pare de andar e resolva a questão. Volte a caminhar com o celular no bolso e atenção ao seu redor.
Fonte: revistaoeste