Grupo do Whatsapp Cuiabá
Tecnologia

Empresas do Paraná contribuem com auxílio para o Rio Grande do Sul, fortalecendo parcerias regionais

2024 word1
Empresas e startups do Paraná se uniram para ajudar a população do Rio Grande do Sul afetada pelas inundações que, de acordo com o relatório da manhã desta terça-feira (14) da Defesa Civil do estado, atingiram 450 municípios gaúchos. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes nas últimas semanas, sendo que cerca de 77 mil estão em abrigos e quase 539 mil estão desalojadas.
Olist, Doctoralia, Fluency Academy, Rentcars, MadeiraMadeira, Logcomex e outras empresas que fazem parte do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, estão se mobilizando em ações em prol das vítimas da tragédia vivida pela população gaúcha.
A campanha “Juntos pelo RS: Reconstruindo lares”, liderada pela MadeiraMadeira, Olist, Doctoralia, Rentcars, Logcomex e Fluency Academy, tem o objetivo de angariar recursos até a sexta-feira (17). As doações podem ser feitas por meio do PIX, pela chave CNPJ 18.552.346/0002-49.
O arrecadado será destinado a ações de apoio à população impactada pelas enchentes. No site da campanha, as empresas farão a prestação detalhada dos valores arrecadados, com as doações listadas de forma anônima. As empresas que lideram a iniciativa convidam outras organizações do país a se juntarem à ação. Para isso, é necessário fazer o cadastro pelo formulário.
A MadeiraMadeira também abriu suas lojas físicas em Curitiba para receber doações. A empresa vai coordenar, ainda, a logística de entrega dos itens arrecadados. Além disso, fará a doação de 800 colchões para as áreas mais impactadas. As doações e os colchões serão destinados para a instituição Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A campanha “Emergências”, liderada pela entidade, está destinando donativos para a população afetada e possui dois pontos de coleta no Rio Grande do Sul desde o início das inundações.
A healthtech Doctoralia também está unindo forças com profissionais da saúde de todo o país para oferecer teleconsultas gratuitas, ajudando a desafogar a demanda no serviço público em locais onde a internet segue disponível. Já aderiram médicos de diversas especialidades, psicólogos e nutricionistas. As consultas podem ser agendadas pelo site.

Vale do Pinhão unido para ajudar o RS

Em paralelo às ações realizadas pela Prefeitura de Curitiba para ajudar a população do Rio Grande do Sul, empresas beneficiadas pelo Programa Tecnoparque e startups do Vale do Pinhão também estão contribuindo com arrecadações e serviços para dar suporte à população afetada e ajudar na reconstrução das cidades.
A Digersul, por exemplo, está comprando geradores elétricos para auxiliar os locais onde a rede de energia segue desativada. A Aerosat, especializada em aerolevantamentos e execução de serviços de topografia e cartografia, enviou uma de suas aeronaves, um bimotor, para levar mantimentos, remédios e de higiene ao Rio Grande do Sul e também levar um bombeiro de São Paulo que desembarcou na cidade de Canela (RS) para auxiliar nos resgates.
“Também deslocamos nosso helicóptero para Santa Maria, para auxiliar no levantamento de informações topográficas das estradas de acesso, para facilitar resgates e entregas de alimentos. O momento é de ajudar com o que for possível e, para nós, disponibilizar nossos recursos de trabalho é o mínimo que podemos fazer”, disse o CEO da empresa, Peterson Martinski, em nota.
A startup Adam Robô está organizando uma rede de apoio a empresas gaúchas do setor de óticas, com arrecadação de armações de óculos novas e usadas e outros materiais de óticas para colaborar na retomada desses negócios.
Outras empresas do Vale do Pinhão estão arrecadando doações de itens de necessidade urgente para a população desabrigada.
A Impact Hub Curitiba, por exemplo, está arrecadando absorventes íntimos, papel higiênico, produtos de higiene infantil (fraldas, lenços umedecidos, pomada, talco), água sanitária, detergente, desinfetante e outros produtos de limpeza. O ponto de coleta fica na Rua Fernando Amaro, 60 (Alto da XV).
A SPRO IT Solutions está recebendo doações de alimentos não perecíveis, itens de limpeza e água potável. Diariamente, os donativos são transportados para o Aeroporto de Bacacheri, onde a empresa Helisul faz o transporte aéreo para o estado vizinho. O ponto de coleta fica na Av. Iguaçu, 100 (Rebouças).
A Seccional está arrecadando roupas, água e produtos não perecíveis. O ponto de coleta fica na Av. Juscelino Kubitschek, 4.225 ou na Av. Juscelino Kubitschek, 915 (CIC).
A IBMP também está fazendo a arrecadação de água, alimentos de fácil consumo, produtos de higiene, agasalhos, meias e cobertores até sexta-feira (17). O ponto de coleta fica na Secretaria do IBMP, localizada na Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 (CIC).

Outras ações

A Amcham Brasil está organizando uma rede de contatos solidários entre as empresas para que forneçam seus produtos e entre parceiros logísticos para viabilizar a entrega no Sul do país. E, de acordo com o que foi divulgado pela prefeitura, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, está em contato com o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luis Carlos Pinto, para que, em um segundo momento, o Vale do Pinhão colabore com iniciativas que auxiliem na retomada do ecossistema de inovação de Porto Alegre.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Fonte: gazzconecta

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo