Curitiba é a Comunidade Mais Inteligente do Mundo de 2024. O prêmio foi entregue na noite de segunda-feira (4) em Barcelona (Espanha), em evento que reuniu autoridades das sete cidades que concorriam ao título conferido pelo Intelligent Community Forum (ICF) neste ano. Assaí, no Norte do Paraná, também foi uma das finalistas deste ano.
Esta é a primeira vez em 25 anos de história do prêmio que uma cidade brasileira – e da América Latina – recebe o título conferido pelo ICF, organização global com sede em Nova York, nos Estados Unidos, e filiais no Canadá e em Taiwan, que estabeleceu o conceito de comunidade inteligente e uma das mais importantes do mundo no reconhecimento de localidades que apostam na tecnologia e inclusão digital para melhorar a vida dos cidadão.
Planejamento urbano sustentável, infraestrutura e aprimoramento de serviços essenciais para a população, inovação tecnológica, conectividade e transformação digital, capacitação de jovens e adultos, apoio ao empreendedorismo, compromisso com a energia limpa e o estabelecimento de um ecossistema de inovação – o Vale do Pinhão – foram alguns dos pontos que o ICF considerou fundamentais para a eleição da capital paranaense como a comunidade mais inteligente de 2024.
Com o prêmio do ICF, Curitiba se torna a única cidade do mundo a ser reconhecida nas três mais importantes premiações globais sobre cidades inteligentes em apenas um ano. Em novembro de 2023, ela recebeu o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo no World Smart City Awards, conferido pela Fira Barcelona (Espanha). Em outubro deste ano, Curitiba recebeu a prata na categoria Cidade Centrada nas Pessoas (Human-CentriCity) no Seul Smart City Prize, concurso internacional de cidades inteligentes promovido pelo governo metropolitano de Seul, na Coreia do Sul.
Esses prêmios se somam a outros quatro títulos internacionais recebidos pela capital ao longo do ano: primeiro lugar no Government Excellence Awards 2024 com programa Fala Curitiba (Emirados Árabes); prêmio Urbanismo Pioneiro 2024 do Bilbao Metropoli 30 (Espanha); o World Green City Awards 2024 com o Programa de Agricultura Urbana de Curitiba (Holanda); e o prêmio da Unesco 2024, Sheik Hamdan bin Rashid Al-Maktoun de Dubai, pelo programa Veredas Formativas de formação continuada de professores da rede pública municipal (França).
Desde 2021, Curitiba entre as finalistas
Anualmente, o Intelligent Community Forum lança duas listas com as comunidades mais inteligentes do mundo antes da eleição da comunidade do ano. A primeira, com 21 cidades, serve de base para a definição das sete finalistas ao título máximo da instituição.
Este foi o quarto ano consecutivo em que Curitiba esteve entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo, concorrendo ao prêmio entregue, pela primeira vez, em 1999. Antes da capital paranaense figurar no Top7 em 2021, o Brasil esteve representado pelo Rio de Janeiro em 2015 e por Piraí (RJ) em 2005. Desde 2019, a cidade passou a integrar a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo do ICF.
Este também foi o primeiro ano em que Assaí chegou entre as sete finalistas ao prêmio. Além das duas cidades paranaenses, concorreram ao prêmio Coral Gables, na Flórida, e Hilliard, em Ohio, ambas nos Estados Unidos; Durham Region, na região de Ontário, no Canadá; Fredericton e New Brunswick, também no Canadá; e Yunlin County, de Taiwan.
Fonte: gazzconecta